Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Eu também quero mais...

Leio no "DN":

«Segunda reunião do dia entre sindicatos e Ministério da Educação começou por volta das 16.00. Durante a manhã a tutela já deixou cair as vagas para o acesso ao 3º escalão, a obrigatoriedade da prova de ingresso, e a limitação de vagas para os professores classificados com muito bom e excelente. Mas sindicatos querem mais.»

É claro que isto é pouco. Tudo o que seja "atrofiar" o acesso ao topo da carreira apenas por motivos financeiros, numa carreira em que todos têm o mesmo conteúdo funcional e em que se prova, através do sistema de avaliação, que um profissional é BOM... é para dizer "NÃO"!

O que é que eu quero mais?

Bem, para já... a contagem INTEGRAL do tempo de serviço que prestei EFECTIVAMENTE desde 1988!...

(Quando um ladrão é apanhado a roubar... não tem de devolver o que "gamou"?)

Etiquetas: , , ,

O Vitinho não tem culpa

Leio no "Sol":

«Os clientes do BPP que têm contas congeladas há um ano deviam ter tido acesso ao dinheiro. O SOL teve acesso a cartas em que o Banco de Portugal reconhece o erro que afecta mais de dois mil depositantes. Mas Vítor Constâncio recusa assumir as responsabilidades.»


É claro que Vítor Constâncio não é responsável! Ele só é Governador... não é responsável por nada! :)

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Assédio moral



É disto - assédio moral - que milhares de docentes têm sido vítimas!

Eu já fui... :/

Etiquetas: , , ,

Esta é como a outra...

Leio em "O Público":

«A ministra da Educação revelou hoje que 83 por cento dos professores foram classificados com Bom no último ano lectivo, uma percentagem que, segundo ela, vem mostrar que os docentes com melhores notas do que esta devem ser distinguidos com uma progressão mais rápida na carreira.»

Mas ela ignora que desses 83%... uma grande percentagem não acedeu às melhores notas porque milhares de professores se recusaram a alinhar no "simulacro de avaliação" que tem estado em vigor, limitando-se a entregar uma FAA preenchida em dois ou três dias?

E ela ignora que entre esses 83% existem milhares de professores que são EFECTIVAMENTE "excelentes" e "muito bons"?

Ela acredita que os que acederam às melhores classificações (aparentemente 16%) são EFECTIVAMENTE todos merecedores de tal distinção?

Ignora a Ministra que centenas e provavelmente milhares de professores ainda não conhecem a sua classificação? Terão essas classificações já sido consideradas?

Mas eu deixo (mais) uma pergunta a quem me conseguir responder:

houve alguém que se tenha "candidatado" a um "Muito Bom" ou "Excelente" e tenha ficado de fora, por força das quotas ou da vontade dos avaliadores?

E poderá o Ministério da Educação divulgar a percentagem de professores nessas condições, ou seja, que parte dos tais 83% de "Bons" é que o são porque não conseguiram melhor, apesar de tudo terem tentado "à luz da Lei"? :)

Bem... depois lê-se a justificação dela para esta percentagem de 83% (explica-se com “a tradição da atribuição desta nota aos docentes por parte de quem avalia”,)... e percebe-se que "esta é como a outra"! Só difere o sorriso... pelos vistos, muito cínico!

Por outro lado, Isabel Alçada acaba por dar uma fortíssima nota de desconfiança aos avaliadores... embora pareça ser muito favorável à posição do ME a existência de uma percentagem tão elevada de "Bons", na próxima reunião de negociação com os sindicatos! O que espero é que Mário Nogueira e Dias da Silva lhe saibam dizer que milhares de professores se recusaram a alinhar no "simulacro de avaliação" que tem estado em vigor e, por isso, limitando-se a entregar uma FAA preenchida em dois ou três dias, acabaram por não poder aceder às melhores classificações!

Mário: se me estás a ler, não te esqueças de perguntar à "Senhora"... qual a percentagem de professores que ficou de fora das melhores classificações por força das quotas ou da vontade dos avaliadores! :)

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mais do mesmo... já lá vão 6 anos!

A 4 de Janeiro de 2004... comecei assim este blogue:

********************

O começo

Não tenho a pretensão de esperar que este seja um blog que traga algo de novo. Apenas será mais uma "voz" que ecoa no silêncio ou que ressoa no meio da multidão. Será apenas um meio privilegiado para manter o contacto com os muitos amigos que tenho espalhados pelo país... e que de vez em quando querem saber se ainda estou vivo! :)
Tudo poderá ser assunto para escrever umas linhas. Não será surpreendente ver aqui uma reflexão filosófica misturada com uma receita de culinária ou a análise dum jogo de futebol misturada com a solução para tirar uma nódoa. :)


********************

Já lá vão 6 anos... e mais de 101.120 "pages views"! Nem sequer dei conta da passagem do "número mágico", os 100 mil! :)

Pelo meio ficam períodos de algum fulgor, nomeadamente à conta dos debates por causa do futebol (antes de ter decidido criar outro blogue para esse efeito - o Campo Inclinado), mas também por causa de assuntos ligados à Educação e à Escola, outros de relativo sossego, outros de ausência mais ou menos prolongada e até um período de tentativa de "silenciamento", com denúncias ao Blogger de que este seria um blogue com "conteúdo questionável" ou "inapropriado"... já nem me lembro bem dos termos que apareciam a quem queria "entrar" no Mais do mesmo!

Com menos tempo que outrora... menos assiduamente... vou fazendo questão de manter vivo este pequeno blogue, que é ainda "o meu espaço" de opinião, crítica e denúncia... que já me trouxeram alguns pequenos "amargos de boca", mas que não foram suficientes para me fazerem decidir pelo aniquilamento do projecto que iniciei em 2004, num dia de ressaca de uma intoxicação alimentar!

Por isso... enquanto sentir que o blogue serve para alguma coisa (e muitas vezes sinto que ainda vale a pena, nem que seja apenas como depositário de alguns temas, opiniões e documentos para "memória futura") e que ainda restam algumas pessoas/leitores que aqui vêm "à minha procura"... cá estarei! :)

Renovo, pois, os votos de que tenhais um excelente 2010!

E deixo uma palavra de agradecimento a quem me atura... diariamente: :)

Etiquetas: , ,

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Feliz ano 2010

Votos de uma excelente década... com saúde, emprego... e algum aumento na qualidade de vida, se o PS ou outro partido que venha a tomar conta do poder o permitirem!

Etiquetas: , ,


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!