Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Saramago e a Bíblia

Saramago diz que a Bíblia é um manual de maus costumes! Os livros dele serão "A Luz"?! Nunca li! Mas ainda tentei o Memorial do Convento: desisti!

A Bíblia foi escrita por homens (inspirados por Deus) para homens. Tinham de utilizar linguagem e conhecimentos "científicos" dessa época. O problema com a Bíblia é que há quem a leia "literalmente". Passa-se isso com qualquer texto. Por isso existem a exegese e a hermenêutica!

(Saramago conseguiu uma boa polémica e uma boa propaganda para o seu último livro)

Etiquetas: , , ,

5 Comments:

  • Não me parece que Saramago precise de propaganda para os seus livros... É bom demais sob o ponto de vista literário! Só é pena que poucos alcancem a sua literatura!

    Quanto às polémicas em torno de Deus e da bíblia, parece-me que tem toda a razão... A religião é que desumaniza a humanidade.

    By Blogger Bárbara Quaresma, at domingo, janeiro 03, 2010 3:26:00 da tarde  

  • Bárbara: o Saramago precisa tanto de propaganda como a EDP, a GALP, a CGD, a Colgate, a Nestlé ou a Ferrari... ou qualquer outro/a que precise de vender e obter lucros... :)

    Quando eu vir/ouvir o Saramago "atirar-se" ao Judaísmo, ao Hinduísmo, ao Budismo e ao Islamismo (e aos seus Livros Sagrados) como se "atira" ao Catolicismo e à Bíblia (que não é só dos católicos)... então talvez comece a achar que ele é que é "A LUZ"... e que biliões de crentes estão errados!

    Quanto à sua qualidade literária... não duvido que a tenha; eu é - pobre inculto - não o consigo ler, apesar de ter conseguido ler Eça, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Júlio Dinis... Hemingway, Steinbeck... Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Erasmo, Rousseau, Thomas More, Spinoza, Descartes, Kant, Nietzsche, Heidegger, Wittgenstein ou Derrida!...

    Saramago é que... chiça... não consigo... :)

    By Blogger NP66, at domingo, janeiro 03, 2010 5:56:00 da tarde  

  • Nelson,

    O facto de existirem biliões de crentes não prova que Deus existe e que a religião tenha qualquer significado... A maioria nem sempre tem a razão!

    O facto de não apreciares a sua literatura também não significa que ele não tenha qualidade literária... Por alguma razão foi prémio Nobel!

    By Blogger Bárbara Quaresma, at domingo, janeiro 03, 2010 9:25:00 da tarde  

  • Duas coisas, Bárbara:

    1) quem me prova a mim que Deus não existe e que a religião não tem qualquer significado? Saramago? É que não basta dizerem-me isso... é preciso provar! :)

    Quanto ao facto de nem sempre as maiorias terem razão... aí estou plenamente de acordo contigo!

    (mas isso - a religião e a existência de Deus - não se debate numa qualquer caixa de comentários... como é óbvio)

    2) eu não disse que não apreciava a literatura de Saramago ou que ele não tinha qualidade (a Academia Nobel premiou-o, é verdade): disse que não conseguia lê-lo! É como dizer-te que não aprecio caviar; é que nunca comi ovas de esturjão...... ;)

    By Blogger NP66, at domingo, janeiro 03, 2010 11:38:00 da tarde  

  • Essa imagem do caviar...fabulosa! Mas isso só porque tenho algum sentido de humor...

    By Blogger Bárbara Quaresma, at segunda-feira, janeiro 04, 2010 10:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!