Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

Escola nova... finalmente!

Peguei no "Diário de Coimbra" do dia 7 de Janeiro e li, com muito agrado: "Abre hoje as portas a nova Escola Básica 1,2,3/JI Professor Doutor Ferrer Correia, no Senhor da Serra. Com umas instalações ao melhor nível do que se constrói em Portugal e na Europa, aquela que foi a primeira escola de ensino básico integrado no país prepara-se para novos desafios."

Ao lado, duas fotografias. Uma com uma panorâmica da escola... e outra com professores e funcionários no momento em que assistiam à projecção de um filme que conta a história da escola. Nela reconheço a Isabel, a Milu, a Cristina, a Fátima, o Armando, a Rosa... e o sr. Fernando (o chefe da secretaria). Depois, muitos rostos tapados e/ou um pouco mais irreconhecíveis ou desconhecidos.

Foi inevitável recordar os dois anos que passei junto deles, na antiga escola. Desfilaram à frente dos meus olhos os dias de frio intenso (lembro-me bem da greve dos alunos por causa disso), de chuva, de nevoeiro, a estrada escorregadia que serpenteava pela serra e onde vários colegas sofreram acidentes, a pequena sala de aulas com ligação para uma casa de banho e que tinha sempre um cheiro incomodativo, o pequeno bar onde os miúdos se acotovelavam para conseguirem os "mentos", os "santais" e as tostas, o ginásio com os tacos levantados, os balneários com água fria, a sala dos computadores com os seus inevitáveis cortes de energia, as frequentes e intermináveis reuniões onde os assuntos eram recorrentes, algumas discussões inúteis e as soluções encontradas pouco eficazes... e lembrei-me, também, daquela noite em que fomos entregar as avaliações trimestrais aos encarregados de educação... e tivémos de o fazer à luz das velas!

Agora deve dar um pouco mais de gozo trabalhar lá! Ou talvez não, já que, pelas informações que me chegam através de outros colegas, se calhar a melhoria é apenas "formal"!... É que a escola até pode ser nova, mas os problemas são "velhos". Provavelmente mais graves, até, do que aqueles que tínhamos de enfrentar na altura. Se é verdade que os professores, principalmente do Primeiro Ciclo, ainda trabalham em edifícios com condições frequentemente "terceiro-mundistas", também é verdade que, muitas vezes, esses acabam por ser os problemas menores. Quem é professor... sabe do que estou a falar. Bem, se calhar quem não é também calcula e/ou sabe a que me refiro.

Mas... fica-me a esperança que, pelo menos, os miúdos da Escola do Senhor da Serra tenham agora espaços para não precisarem de estar à chuva, enquanto esperam pelo autocarro! Era a "cena final" que eu via, quando voltava para casa no fim das aulas... e era deprimente!

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!