Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Conselho de Turma vs Conselho de Docentes

Um Conselho de Turma, dos 2.º e 3.ºs Ciclos, faz a avaliação de uma turma... e, para o efeito, reúne todos os professores dessa turma durante 2,5 horas.

É assim?

E se é assim, quando é feita a acta dessa reunião?

Um Conselho de Docentes do 1.º Ciclo, constituído por professores com e sem turma, faz a avaliação de trinta turmas, tendo para o efeito o mesmo período de tempo... que depois, obviamente, se prolonga por mais uma, duas ou mesmo três horas... porque a acta tem de ser redigida, lida e aprovada logo ali.

Há necessidade? É imperioso que assim seja? Essa acta não pode ser lida e aprovada no início da próxima reunião do CD, em Janeiro?

Gostava de saber como se faz noutras escolas... noutros Agrupamentos!

Etiquetas:

18 Comments:

  • Quer o CT quer o CD têm ordinariamente a duração de 2h e extraordinariamente a duração necessária (caso não pretendam continuar a reunião numa outra reunião extraordinária).

    A acta do CT de avaliações é aprovada no final da reunião, tal como a do CD.
    Todas as actas deveriam (e podem) ser feitas durante (ou logo após) as reuniões. No caso das reuniões de avaliação são obrigatoriamente aprovadas no final porque sem isso a pauta não pode ser publicada.

    Nas reuniões de avaliação os CD podem desdobrar-se e juntar-se no final para leitura e aprovação da acta.
    Aliás os CD são sempre mais produtivos se se dividirem por ex. por anos de escolaridade, podendo depois reunir por ex 1 vez por trimestre todo junto ou apenas quando o entenderem necessário em reunião extraordinária.

    Fazer reunião de avaliação num CD de 30 turmas é (e agora é só a minha opinião) um absurdo, que resultará em menos produtividade, grande confusão, menos eficiência, mais possibilidade de erro e... muito sono!!!

    Queres que vá lá fazer a acta? LOL

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, dezembro 20, 2005 10:23:00 da manhã  

  • não tenho conselhos de docentes em Dezembro... (Portugal é um país giro...)

    By Blogger carlos cravo, at terça-feira, dezembro 20, 2005 12:48:00 da tarde  

  • Obrigado, Alyia... eu já imaginava que assim fosse no teu Agrupamento. Mas o facto que me aborrece é que esta avalião em CD é mesmo das 30 turmas... sem desdobramentos. No nosso caso não há pautas para afixar, há registos de avaliação para entregar aos pais. Mas esses registos são feitos na escola ou em casa, não na reunião. Enfim... mas a acta já está feita e entregue! :)

    Carlos: se não tens CD em Dezembro... onde e como fazes a avaliação? Como é que ela é validada? E os Planos de Recuperação... não há? :)

    By Blogger NP66, at terça-feira, dezembro 20, 2005 7:57:00 da tarde  

  • Tanta burocracia e tanta papelada!!!

    By Blogger Pedro, at quarta-feira, dezembro 21, 2005 3:07:00 da tarde  

  • Quando me refiro a pautas o mesmo é valido para avaliações de 1º ciclo não são afixadas num placard mas o efeito é o mesmo.

    Concordo com o Miguel: este país é 1 burocracia pegada

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, dezembro 22, 2005 12:37:00 da manhã  

  • No meu não é um conjunto de 30 turmas porque é feito a nível de escola+ uma do agrupamento(de um só lugar);quanto à acta vai ser lida no 1º CD do ano(que é nos 1ºs dias de Janeiro).Nesse aspecto, não me queixo;só não me agrada ter de ir trabalhar um turno na próxima semana porque o agrupamento diz que a escola não pode fechar!!!!!!Onde é que eu já vi isto, lembraste?!

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, dezembro 22, 2005 10:56:00 da manhã  

  • Claro que me lembro... :/
    As plantas não podem ficar sem companhia, Isabel... :)

    Olha... a mim ninguém me pediu para ir fazer umas horas para a escola... até porque tenho imenso trabalho para fazer durante a interrupção das actividades lectivas, em casa.

    O quê?

    A estatística da avaliação das actividades do 1.º Período... das 30 turmas!

    Se me pedirem para ir para a escola... vou... mas não faço mais nada! Nem que me peçam de joelhos!

    Estou farto de passar frio... porque ninguém vai ligar o aquecimento por causa do "senhor professor" estar a trabalhar na escola! Ah, pois é...

    By Blogger NP66, at quinta-feira, dezembro 22, 2005 12:42:00 da tarde  

  • Já pensaram fazer uma minuta da acta e deixar a acta para a reunião seguinte?

    By Blogger Miguel Pinto, at quinta-feira, dezembro 22, 2005 2:03:00 da tarde  

  • Miguel:
    isso é o que se faz nas reuniões do Conselho Pedagógico, por exemplo.

    Mas parece que nestas reuniões "de avaliação" tal não é permitido! Sinceramente, não percebo porquê... mas enfim...

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, dezembro 22, 2005 3:15:00 da tarde  

  • Desculpa discordar Nelson. É permitido sim! Podes perfeitamente ter uma minuta de acta no computador e mesmo durante a reunião é só ir escrevendo nos respectivos locais, o que permite estar pronta no final da reunião.

    Porque não dividem vocês o vosso CD em vários, por ano de escolaridade por ex?

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, dezembro 22, 2005 9:34:00 da tarde  

  • Respondendo a isso, Alyia:

    a) seria preciso que a reunião decorresse numa sala que tivesse computador; por acaso, a secretária desta última levou o portátil dela... por acaso!

    b) esta reunião e a redacção da acta demorou porque dela constavam os factos relevantes em relação a cada uma das 30 turmas... e os nomes de todos os alunos que iam usufruir de um Plano de Recuperação, a partir de Janeiro;

    c) eu sou Coordenador... mas não tenho poderes executivos, ou seja, "não mando nada"! Logo, não podia dividir o CD em vários! :)

    d) é preciso clarificar que posso ter entendido mal a observação do Miguel sobre a minuta... ou a tua! Aqui, no CP, não se faz a minuta da acta. O que aparece uns dias (poucos) depois, na sala dos professores, é a súmula da reunião, quase em tópicos, sem grandes desenvolvimentos. A acta propriamente dita apenas é lida e aprovada no início da reunião seguinte!

    By Blogger NP66, at sexta-feira, dezembro 23, 2005 12:25:00 da manhã  

  • Nelson, desejo-te um Natal muito feliz a ti e à tua família!

    Abraço

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, dezembro 23, 2005 2:21:00 da tarde  

  • Na minuta devem constar as deliberações do conselho... deixando para a acta tudo o resto. A minuta deve ser assinada no final da reunião e assinada por todos os membros do conselho.

    Um bom Natal para ti, Nelson, e para todos os colegas.

    By Blogger Miguel Pinto, at sexta-feira, dezembro 23, 2005 3:30:00 da tarde  

  • Obrigado, Carriço... e igualmente :)

    Certo, Miguel... já percebi. Aqui não se faz isso, exactamente... pois só uns dias depois aparece a tal súmula de que falei. :)

    Bom Natal para ti!

    By Blogger NP66, at sexta-feira, dezembro 23, 2005 6:34:00 da tarde  

  • o codigo do procedimento administrativo diz o que fazer em relaçao à acta....pode ser aprovada na reuniao seguinte..

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, dezembro 27, 2005 12:32:00 da manhã  

  • O problema é que o Regulamento Interno parece sobrepôr-se ao Código do Procedimento Administrativo, neste caso... :)

    By Blogger NP66, at terça-feira, dezembro 27, 2005 12:37:00 da manhã  

  • reconheço a mina ignorancia no valor legal do CPA e se este tem mais valor que o RI...um bom assunto para esclarecer com a minha madrinha de casorio que é juiza...mas uma coisa sei eu bem...nenhum RI tem mais valor que um dec de lei..

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, dezembro 27, 2005 12:56:00 da manhã  

  • Nenhum RI pode contrariar um DL... mas o que se deve passar é que o CPA não impede que uma acta se faça logo durante/no fim da reunião. E, assim sendo e estando no RI que a acta deve ser feita logo, é isso que se tem de fazer.

    O meu desabafo em relação a este assunto é que eu não vejo motivos para esta acta não ser feita/aprovada na reunião de Janeiro (como já aconteceu noutras escolas onde trabalhei)... uma vez que apenas enumera uma série de nomes e umas quantas observações sobre o comportamento/aproveitamento das turmas... em geral!

    É que estas reuniões, em relação aos alunos do 1.º Ciclo, em concreto, pode ser tudo menos de avaliação... porque nenhuma decisão é tomada ali... já que cada turma é apenas avaliada por um professor, que se limita a ir ali "dizer umas coisas" sobre a sua turma... ao contrário do que acontece com uma turma dos 2.º e 3.º ciclos, que tem 8 ou 9 ou 10 professores e, portanto, faz muito mais sentido que tenham de se reunir para proceder à avaliação de cada aluno/turma.

    By Blogger NP66, at terça-feira, dezembro 27, 2005 11:44:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!