Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

Ciúme

"O ciúme é uma emoção humana extremamente comum, senão universal, podendo ser difícil a distinção entre ciúme normal e patológico. Na verdade, pouco se sabe sobre experiências e comportamentos associados ao ciúme na população geral, mas num estudo populacional, todos os entrevistados (100%) responderam positivamente a uma pergunta indicativa de ciúme, embora menos de 10% reconheceu que este sentimento acarretava problemas no relacionamento (Mullen, 1994).

Ciúme seria um conjunto de emoções desencadeadas por sentimentos de alguma ameaça à estabilidade ou qualidade de um relacionamento íntimo valorizado. As definições de ciúme são muitas, tendo em comum três elementos:

1) ser uma reacção frente a uma ameaça percebida;
2) haver um rival real ou imaginário e;
3) a reacção visa eliminar os riscos da perda do objecto amado."


(in PsiqWeb)

Isto a propósito de quê?

Este fim de semana fui chamdo de urgência para tentar obstar a que um conhecido meu "partisse a casa toda"!
Quando cheguei, a cozinha já estava "em estado de sítio", cadeiras partidas, janelas com vidros estilhaçados (ao murro), uma porta deitada abaixo!...

Motivo?
Precisamente: o ciúme... patológico!

Aquele rapaz precisava de perceber que está doente, que precisa de tratamento... mas como convencer disso alguém que nos recebe com uma marreta na mão, alcoolizado... e que, em seguida, parte mais umas cadeiras, nos expulsa de casa e pega na mota e acelera como um doido?

Etiquetas:

9 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!