Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Lei italiana impõe menos peso nas mochilas das crianças

In Jornal Público

Pais franceses lutam também para mudar a lei
Lei italiana impõe menos peso nas mochilas das crianças
11.10.2007 - 17h16 AFP-

Dentro de pouco tempo os alunos italianos irão mais leves para as aulas. O Congresso do país aprovou um projecto de lei no qual se compromete a instituir uma comissão científica que estudará o peso máximo que as crianças poderão levar nas suas mochilas escolares.
De acordo com os dados recolhidos pela imprensa nacional, cerca de 64,19 por cento dos estudantes italianos têm problemas de coluna e 10 por cento desses traumas deve-se ao peso excessivo dos livros que carregam nas mochilas.

O ministério da Educação prevê, também, analisar com os editores a possibilidade de publicar livros mais leves o em vários volumes.

A comissão científica terá, assim, que estudar alternativas ao transporte, nomeadamente a obrigatoriedade de haver cacifos nas salas de aula, onde os alunos possam deixar parte dos livros e dos cadernos.

Em França, a Federação de Associações de Pais trava a mesma luta. Durante todo o mês de Outubro organizarão distintas manifestações para que a lei da saúde pública proteja as costas dos mais pequenos. A organização vai mesmo instalar balanças à porta das instituições pesar o material que os estudantes têm de carregar todas as manhãs.


********************************

Há vários anos que os meus alunos deixam a maior parte dos livros na escola. Só levam para casa o material indispensável para um ou outro "trabalhinho"!

Eu "vou muito à frente"… hehehehe… mas fui criticado várias vezes por tal procedimento! Pois é, não estou em Itália nem na França… :)

(mas não faz mal, tenho "as costas largas"...)

Etiquetas: ,

1 Comments:

  • Pois só se lembram disso agora... no meu tempo quando entrei para a C+S tinha de altura uns míseros 129 cm e tinha uma mochila que era quase maior que eu... sem falar no peso... decididamente devia pesar mais... pelo menos mais gorda era... principalmente nos dias em que tinha de levar o equipamento para as aulas de ed.física.
    Na altura optava por deixar livros em casa... mas dps chateavam-me a cabeça... mas se pensarmos bem... se não os deixasse duvido que eu própria conseguisse deslocar-me... quer dizer, podia sempre optar pelo carrinho de mão... lol
    Beijokas

    By Anonymous Anónimo, at terça-feira, outubro 16, 2007 11:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!