Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

terça-feira, 27 de abril de 2004

Cães perigosos

As novas regras para os ani­mais peri­go­sos e potencialmen­te perigo­sos foi deter­mi­na­da em Dezembro do ano pas­sa­do, por um Decre­to-Lei que reme­tia a definição das raças com risco de cau­sar lesão ou morte às pes­so­as e outros ani­mais para o Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra.
Esta defi­ni­ção, segun­do o diplo­ma ontem publi­ca­do, é feita com base nas «espe­ci­fi­ci­da­de ráci­ca, como o tamanho e a potên­cia de man­dí­bu­la».

E quais são?

  • Rottweiller
  • Pit Bull Terrier
  • Cão de Fila Brasileiro
  • Dogue Argentino
  • Tosa Inu
  • Staffordshire Terrier Americano
  • Staffordshire Bull Terrier

    **********************

    As novas regras apli­cam-se a estas raças defi­ni­das pelo Gover­no (ani­mais potencial­men­te peri­go­sos) e ainda aos ani­mais decla­ra­dos peri­go­sos pelos próprios donos ou pelas auto­ri­da­des (ani­mais peri­go­sos).

    A par­tir de 1 de Julho, estes ani­mais são obri­ga­dos a identi­fi­ca­ção, que con­sis­te na apli­ca­ção sub­cu­tâ­nea de um micro­chip asso­cia­do a uma base de dados nacional.
    A lei obri­ga tam­bém os donos daque­les ani­mais à aquisição de um segu­ro de respon­sa­bi­li­da­de civil, para even­tua­is indem­ni­za­ções por danos pro­vo­ca­dos pelos animais.

    (in Diário de Coimbra)

    * * * * *

    Claro que também já ouvi a teoria de que não há cães perigosos... mas sim «donos perigosos»!

    Seja como for, as saudades que eu tenho do meu Pastor Alemão, "Vencedor" de seu nome, que eu tive de deixar em África... coxo duma pata (cortou-se num vidro) e cego dum olho (resultado dum pontapé que um energúmeno lhe deu)... mas sempre fiel e amigo!!!
    Agora, em casa dos meus pais, temos o "Leão", um Serra da Estrela (mas acho que com uma mistura de Pastor Alemão, por parte da mãe), que recuperou muito bem de um atropelamento... e que não sabe onde se há-de meter quando a Raquel chega perto dele! :)


     
    AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!