Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2004

Jogos Olímpicos Atenas 2004

Terminaram os Jogos Olímpicos e é hora de fazer um balanço, no que à participação portuguesa diz respeito.

Conseguiram-se três medalhas, a saber:

  • Sérgio Paulinho - medalha de prata na prova de estrada - ciclismo;
  • Francis Obikwelu - medalha de prata na prova dos 100 metros - atletismo;
  • Rui Silva - medalha de bronze na prova de 1500 metros - atletismo.



    Para além disso foram conseguidos vários diplomas, por classificações até ao 8.º lugar (p.e. João Pina - judo, João Neto - judo, Nuno Merino - trampolins, Gustavo Lima - vela, Álvaro Marinho/Miguel Nunes - vela, Vanessa Fernandes - triatlo, Alberto Chaíça - atletismo, etc.).

    Portugal conseguiu 44 pontos!

    Para além disso, vários atletas conseguiram melhorar "records" de Portugal (p.e. Simão Morgado, Luís Monteiro, Fernando Costa), ou os seus "records" pessoais (p.e. Raquel Felgueiras), outros conseguiram melhorar as suas melhores marcas do ano, outros já conseguiram mínimos para a participação nos próximos Campeonatos do Mundo de Atletismo (p.e. João Pires), outros foram a finais (p.e. Emanuel Silva na canoagem)... mas também é verdade que outros ficaram muito aquém dos seus objectivos e do que se poderia esperar, atendendo ao seu valor (p.e. Fernanda Ribeiro, Susana Feitor, José Couto, Nuno Delgado, Diogo Cayolla/Nuno Barreto, Jorge Costa , Vítor Costa, Custódio Ezequiel ... e nem me quero lembrar do futebol). Fracassos relativos ou totais, uns por um motivo, outros por outro... devendo sempre a análise dos resultados ter em conta os objectivos iniciais e as expectativas dos próprios atletas, bem como as vicissitudes das próprias provas: maus julgamentos dos juízes, lesões, etc...

    Mas o desporto é isto mesmo: num dia ganha-se, noutro perde-se, noutro desiste-se... e está tudo bem, desde que a condição "fazer o melhor possível" se cumpra! E só quem nunca competiu a um nível mais "sério" é que não consegure entender isto...

    Uma palavra especial para Hugo Passos, lutador de luta Greco-Romana – 60Kg, que é surdo-mudo e que por isso mesmo terá tido dificuldades de comunicação com o seu treinador, principalmente no segundo combate, em que chegou a estar a vencer por 7-0. Depois o adversário, para além de o derrotar, ainda "lhe partiu os dentes"!
    João Gomes, na esgrima, também se lesionou num joelho logo no primeiro combate!

    Mas em resumo: foi a "nossa" melhor participação de sempre!

    Agora... parafraseando a máxima do Sporting Clube de Portugal, que pode servir de orientação para todos os atletas: esforço, dedicação, devoção... para a glória chegar em Pequim 2008!

    E por falar no Sporting... lembro que atletas sportinguistas conseguiram quatro medalhas neste jogos:

  • Yuriy Bilinog - medalha de ouro no lançamento do peso;
  • Francis Obikwelu - medalha de prata nos 100 metros;
  • Ionela Tirlea-Manolache - medalha de prata nos 400 metros barreiras;
  • Rui Silva - medalha de bronze nos 1.500 metros.



     
    AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!