Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

sábado, 7 de outubro de 2006

Auxiliares de Acção Educativa

Ainda há dias falava aqui da falta de Auxiliares de Acção Educativa (AAE) nas escolas... que o Ministério da Educação teima ou teimava em não colocar, como se o bem-estar e a segurança dos alunos não tivessem importância nenhuma.

Deve ser a isso que alguns chamam de "racionalidade e rigor"!...

O ano lectivo passado, o Presidente do Conselho Executivo, a um pedido meu, em nome da minha escola, para que providenciasse no sentido de lá ser colocada mais uma AAE ou uma tarefeira (a escola tinha cerca de 80 alunos), disse-me que para limpar quatro salas, os WC's e o recreio chegava bem uma funcionária.
Resumiu todo o conteúdo funcional de uma AAE apenas aos aspecto da limpeza das salas... fantástico, não?

Por algum tempo, tiveram de ser os professores a interromper o seu trabalho para irem atender a campainha, por exemplo! Enfim... deve ser esta a "dignidade da nossa profissão" que o ME preconiza!

Neste momento, as funcionárias a exercer funções na minha actual escola - nenhuma delas colocada pelo Ministério da Educação (a que é encontra-se de baixa médica por causa de uma depressão profunda...) mas sim pela Câmara Municipal - para além da limpeza do recreio, dos Wc's, de quatro salas, uma biblioteca e um gabinete dos professores/Associação de pais e de todos os espaços envolventes, acompanham alunos nas suas deslocações para fora da escola no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), apoiam os alunos no refeitório, ajudam na vigilância dos recreios e chegam a ficar com os grupos de alunos que não têm nenhuma actividade por falta de algum professor das AEC ou por haver ainda "buracos" no horário!

"Isso é grave" - dir-me-ão alguns de vós! Pois... é bem capaz de ser... mas a verdade é que há quem diga que há professores a mais nas escolas.
A verdade é que há professores a mais, mas é no Fundo de Desemprego!...

Entretanto, para colmatar a falta da AAE que se encontra de baixa médica, o Departamento de Educação da Camara Municipal, mesmo não sendo rigorosamente nada sua obrigação, já que a AAE é do ME, vai colocar na escola, a partir de segunda-feira, mais uma funcionária (com um horário de quatro horas).

Ou seja: o "sistema" sobrevive graças à boa vontade dos professores e das Câmaras Municipais, não graças ao ME e à política da Srª Ministra!

E sabem que mais? Tenho "perdido" mais tempo com todos estes aspectos da organização da Escola do que com a planificação das minhas aulas. Ultrapasso largamente as 35 horas do que devia ser o meu horário semanal! Acredito que aconteça o mesmo com qualquer outro Coordenador...

"Racionalidade e rigor"... dirão alguns!
Pois é... e há 8 anos que o meu salário cresce abaixo dos valores da inflação (lembrei-me agora, de repente, quando a minha filha, aqui ao meu lado, me pediu o DVD da "Idade do Gelo"!)

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!