Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Esquadra virtual

Esquadra virtual alerta para problema real

Para dar conta dos problemas de segurança em S. Martinho do Bispo, a JS fez o lançamento simbólico da construção de uma esquadra de polícia num terreno cedido para o efeito há nove anos.

A Concelhia da Juventude Socialista (JS) iniciou ontem uma campanha de alerta para os problemas de segurança em S. Martinho do Bispo, com a construção simbólica de uma esquadra de polícia. Munidos de um andaime, um balde de cimento e uma colher de pedreiro, os jovens socialistas iniciaram a “obra” no terreno cedido há nove anos para o efeito, era o socialista Jorge Coelho ministro da Administração Interna.
A iniciativa da JS surgiu na sequência das muitas queixas apresentadas por jovens estudantes dos institutos superiores localizados na freguesia. «Fizeram-nos relatos de assaltos à mão armada, assédio sexual e um esfaqueamento. Até dentro das residências universitárias já se registaram conflitos», adiantou o secretário coordenador da JS, Rui Duarte.
Residente na freguesia, o jovem socialista está convicto de que o problema se agravou devido a dois factores: por um lado, a construção do Fórum, que trouxe mais movimento a S. Martinho, por outro o notório aumento da delinquência juvenil. A JS entende, desta forma, que a construção da esquadra da PSP seria fundamental. «As pessoas saberiam onde dirigir-se», observou, embora admitindo que a intensificação do policiamento na freguesia também poderia ser uma «situação eficaz».
Com a iniciativa de ontem, os jovens socialistas pretendem obter esclarecimentos do Governo e das autoridades locais. E consoante as respostas poderá desencadear outro tipo de protestos, nomeadamente uma manifestação que mobilize estudantes e moradores.
Rui Duarte sublinhou que a JS «não quer protagonismo político» com esta situação, mas sim respostas para o problema. «Quando está em causa a segurança, não se deve olhar a cores partidárias», referiu. Esta posição foi, de resto, partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo, Antonino Antunes, também presente no terreno junto ao centro de saúde.
Eleito pelo PSD, o autarca manifestou-se solidário com a iniciativa da JS e disse mesmo que as outras “jotas” deveriam associar-se a esta causa. Ainda assim, não partilhou da visão da JS em relação à freguesia. «Há, de facto, pequenos problemas, mas não tenho conhecimento de que haja uma grande criminalidade», observou.
Antonino Antunes reconheceu a necessidade de haver um aumento do policiamento na freguesia e disso mesmo já deu conta ao novo comandante da PSP. Mas não acredita que a construção de uma esquadra na freguesia vá por diante. «A polícia não tem dinheiro para isso», sublinhou.


    Paulo Cardantas, Diário de Coimbra


*******************

Atenção, senhores "governantes" de Coimbra (e arredores): os gatunos não "incomodam" só os estudantes. Na zona de S. Martinho do Bispo (e arredores) têm ocorrido alguns assaltos a casas e instalações comerciais, bem como roubos (ou tentativas) de/a viaturas! Uma delas foi aqui mesmo no meu prédio, há apenas umas semanas!

Ponham lá mais polícias na rua, se fazem o favor!

Etiquetas: ,

2 Comments:

  • É um mal generalizado a toda a cidade. Mas, o engraçado é que, tanto quanto me parece, o número de polícias na rua é inversamente proporcional ao número de assaltantes. Porque será? Onde estão os que têm saído das escolas de polícia?
    Não é para entender...

    Bjt

    By Blogger Isabel, at quarta-feira, junho 13, 2007 6:56:00 da tarde  

  • Isabel: raramente vejo polícias por aqui!

    Mas acredita que um dia, para ir à CGD de S. Martinho, deixei o carro mal estacionado, ao lado da igreja... e apareceu logo um polícia, de moto, que me mandou tirar o carro de onde estava! :)

    Se estivesse a ser assaltado... acho que não teria "tamanha sorte"! Hehehe...

    By Blogger NP66, at segunda-feira, junho 18, 2007 10:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!