Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Uma espécie de carta aberta

Uma das coisas que mais tenho feito nos últimos tempos, no que ao correio electrónico diz respeito, é produzir, tratar ou reenviar emails que digam respeito a temas de Educação, avaliação dos docentes, novo modelo de gestão, etc.

A minha lista de contactos de professores e educadores está sempre a ser solicitada... eles é que são as minhas maiores "vítimas"... hehehe...

Aproveito para pedir desculpas aos colegas que acabam por receber de volta os emails que me reenviam. Tenho feito um esforço para isso não suceder, mas sei que nem sempre consigo evitar essa situação.

Ora, algumas das pessoas para quem reenvio os ditos emails trabalham no SPRC e/ou na Fenprof... como o Mário Nogueira. É a forma que encontrei de, poupando-lhes algum tempo (lol), fazer-lhes chegar muito do que se passa pelos blogues, pelas escolas, pelos corredores, pelos cafés, nas conversas entre professores!...

De quando em vez acrescento a minha opinião pessoal... e já por algumas vezes o Mário encontrou algum tempo para me responder.

Na sequência do post anterior, decidi reenviar ao Mário Nogueira um determinado texto que falava nos objectivos da Manifestação de 15 de Novembro e que tinha acabado de receber... e acrescentei o que agora vou aqui publicar. Eram 23 horas de domingo.
Pronto: considerem este post assim como uma espécie de "carta aberta"!

***********************************************

Mário:
[reenvio-te]um exemplo do que vai circulando [pela Net]!…

A Fenprof... o SPRC... os outros sindicatos (não achas que há demasiados sindicatos?) não podem ignorar o que dizem os professores nos blogues (tirando os insultos, é óbvio)... e olha que não são "apenas" 20 ou 30... a expressão já é considerável!

Repito o que te tenho dito: tem de haver UNIÃO DE ESFORÇOS nesta altura... e não lucra a ninguém andarmos a escrutinar de quem é a culpa de uma suposta divisão dos professores. Aliás, lucra a MLR!

O que acho que tem de ser muito bem reflectido pelas estruturas sindicais é o porquê do surgimento dos tais "Movimentos" que convocam manifestações por sms ou por email, como tem sido referido. Achas que é por busca de "protagonismos pessoais"? Eu digo-te por que é, amigo Mário: é MESMO por insatisfação, por saturação, por necessidade de lutar e "morrer de pé"!

E o grande êxito das manifestações distritais do ano lectivo passado e da Marcha da Indignação teve um forte contributo da mobilização que foi feita pelos blogues. Disso não tenhas a mínima dúvida! Aliás, recordo bem o que a Lena e tu próprio me disseram na manifestação de Coimbra: "nunca pensámos que aparecesse tanta gente numa noite de "dia" de semana"!

Olha... só à minha conta... há cerca de 100 professores e educadoras a receberem emails diários (e já não falo do meu blogue, que tem tido poucas visitas)... a espicaçar, a informar, a fazer reflectir, a mobilizar...
Tu recebes sempre uma cópia deles! :)

Mas, Mário, o que ainda ninguém entendeu foi o porquê do Memorando (aliás, eu sempre disse que quem tinha de salvar o 3.º período era o ME, não nós – os professores)... e agora também ninguém entende por que razão não aproveitaram os sindicatos a data de 15 de Novembro... para acontecer outra "Marcha da Indignação"! Aí fomos 100 mil, Mário! Ninguém queria o "Memorando"... queríamos a queda da ministra… que o "Entendimento" salvou! Essa é a convicção dos professores, Mário... os professores que os sindicatos representam.

Repara que os sindicatos tinham todo o interesse na Manifestação convocada para dia 15. Sendo uma iniciativa "da sociedade civil"... e admitindo que seria relativamente fácil juntar 15... 20 ou 30 mil professores (nada impedia que os sindicatos ajudassem na mobilização dos professores), sempre podiam depois dizer "reparem como mesmo sem a máquina sindical os professores manifestam em tão grande número a sua indignação". A seguir – acredita – a Ministra ficaria "em maus lençóis"!

Assim… marcando uma manifestação para dia 8... com as negociações ainda não fechadas... o que vai acontecer?

Eu não posso ir no dia 8… :)

Abraço
NP

Etiquetas: , , , , , ,


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!