Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

domingo, 7 de junho de 2009

Derrota vital do PS

O PSD venceu as Eleições Europeias. Parece que teve mais votos e mais deputados eleitos.

É uma vitória pessoal, também, de Paulo Rangel... e de Manuela Ferreira Leite, que contra muitas opiniões dentro do seu partido, apostou no "jovem" Paulo Rangel como cabeça-de-lista para estas eleições.

Esta derrota do PS (que é uma derrota vital para o retomar da esperança dos portugueses num futuro melhor) não é uma derrota "apenas" do candidato Vital Moreira: o grande derrotado é José Sócrates, que fez a escolha do cabeça-de-lista do PS e que se envolveu pessoalmente na campanha, como se se da defesa da sua governação se tratasse. Também foi claramente derrotada a estratégia do PS, quando optou por uma campanha de insinuações e vitimização!...

Num cenário em que Portugal elege menos dois deputados, o resultado do CDS, atendendo às sucessivas sondagens que praticamente sugeriam que nem sequer Nuno Melo fosse eleito, é uma vitória considerável. Recordo que mantém os dois deputados que tinha conseguido em coligação com o PSD!

Espantosa - ou talvez não - é a subida do Bloco de Esquerda, que se afirma como a terceira força política, actualmente. Neste momento em que escrevo, ainda está em aberto a possibilidade do BE eleger mais um deputado!

A votação da CDU esteve dentro do que se esperava, ou seja, que mantivesse os dois deputados que já tinha eleito em 2004.

Confesso que está a ser muito divertido ver duas coisas: as desculpas que o PS tem estado a apresentar para justificar esta derrota... e a extrapolação que os outros partidos já estão a fazer para as Legislativas, que me parecem ser extemporâneas e demasiado optimistas!

Se é verdade que estas eleições parecem ter tido uma certa componente de "castigo ao PS"... também me parece ser verdade que os outros partidos vão ter de "mostrar mais" e se apresentarem como verdadeiras alternativas, para convencerem os portugueses a votar positivamente e não "contra o PS"!

Nota breve: será que o voto dos professores contou ou não? ;)

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

  • Eu só tenho pena pelo facto de os portugueses não terem capacidade de arriscar. Agora votaram no PSD... Da próxima, quando virem que as coisas continuam mal, tornam a votar no PS... E não passamos deste estado deprimente e lastimável que é a política portuguesa. Mas enfim, parece que o povinho tem medo da mudança.

    By Blogger Bárbara Quaresma, at quinta-feira, junho 11, 2009 9:39:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!