Resultados da Sondagem- Exames
Deixei uma pergunta à consideração dos meus leitores, durante duas semanas:
«Concorda com a introdução de exames nacionais no 4.ª Ano?»
Votaram 20 pessoas (isto está a melhorar... lol), com os seguintes resultados:
Não - 11 votos - 55%
Sim - 9 votos - 45%
Uma leitura muito rápida destes resultados permite-me concluir que as pessoas estão um pouco divididas quanto a esta temática. Pelo que me pude aperceber por algumas conversas, entretanto mantidas com colegas, é que cada vez mais se reconhece que o ensino precisa de ser "mais exigente e objectivo"... e que os exames iam introduzir esses requisitos pretendidos.
Ou seja, uma visão mais tradicional de avaliação!
Mas a verdade é que os exames desprezam a avaliação dos processos psicológicos, a dimensão qualitativa, a avaliação do processo e a perspectiva de aperfeiçoamento que devem estar presente em qualquer avaliação. Os exames eliminam e segregam "os menos dotados"...
É esse o caminho que queremos trilhar?
«Concorda com a introdução de exames nacionais no 4.ª Ano?»
Votaram 20 pessoas (isto está a melhorar... lol), com os seguintes resultados:
Uma leitura muito rápida destes resultados permite-me concluir que as pessoas estão um pouco divididas quanto a esta temática. Pelo que me pude aperceber por algumas conversas, entretanto mantidas com colegas, é que cada vez mais se reconhece que o ensino precisa de ser "mais exigente e objectivo"... e que os exames iam introduzir esses requisitos pretendidos.
Ou seja, uma visão mais tradicional de avaliação!
Mas a verdade é que os exames desprezam a avaliação dos processos psicológicos, a dimensão qualitativa, a avaliação do processo e a perspectiva de aperfeiçoamento que devem estar presente em qualquer avaliação. Os exames eliminam e segregam "os menos dotados"...
É esse o caminho que queremos trilhar?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home