Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

sexta-feira, 2 de setembro de 2005

Um dia, duas reuniões

Às 9:30 h começou-se com uma reunião geral de todos os professores do Agrupamento, onde, para além das naturais saudações e apresentações do Conselho Executivo, o "recado" principal, o mais pragmático, foi um relacionado com as faltas que os professores "costumam dar", nomedamente antes, entre e após feriados e fins de semana. Foi um discurso que, de certa forma, me deixou "confuso"... para "primeiro contacto", sentimento que não me abandonou, mesmo após a oferta de um café e de um bolo!

Adiante!...

Às 11 h aconteceu outra reunião, desta feita só com os professores do 1.º Ciclo, onde nos foi apresentado o plano de trabalho para os próximos 10 dias! Fiquei "arrasado", só de ver/ouvir o que está programado! :)

Das duas uma:
ou já há "trabalho feito" dos anos anteriores e agora a tarefa será "apenas" o de reformular/adaptar... ou não é em 8 dias que se vai conseguir construir o que, em outros anos e noutros Agrupamentos, demorou semanas/meses a ser concretizado!

Estou a falar de quê?

De ler, tomar conhecimento, reflectir, apresentar propostas, refazer, construir... conforme o caso... documentos como o Projecto Educativo, o Regulamento Interno, o Plano Anual de Actividades, o Plano Curricular de Escola, o Plano Curricular de Turma, os critérios, parâmetros e instrumentos de avaliação... isto sem falar de um "sem número" de "pequenas coisas" que cada professor precisaria de fazer (e não sei se terá tempo!), como conhecer a realidade concreta do seu estabelecimento, preparar a recepção dos alunos do 1.º ano e, claro, de todos os outros, preparar a reunião com os Encarregados de Educação, preparar livros e materiais pelo menos para a 1.ª semana, preparar inquéritos e questionários para poder fazer uma primeira caracterização da sua turma, etc, etc, etc...

Não sei se estão a pensar na hipótese de ficarmos a "pernoitar" na sede do Agrupamento... mas pareceu-me um plano de trabalho demasiado ambicioso/extenso... pelo menos para mim que, sendo novo neste Agrupamento, ainda nem sequer tive hipóteses/tempo para tomar contacto com a sua realidade e problemáticas, quer educativas, quer sociais e nem tão-pouco de ler o Projecto Educativo... que, por acaso, já tenho na minha posse!

Bem... já sei o que estão a pensar: de que estou à espera para começar a lê-lo? :)

Certo! Como diz o Vizinho:
"até logo, vizinhos.
Vou pra dentro!"

Etiquetas:

6 Comments:

  • Oh Nelson, desculpa mas não percebi... tu achas pouco tempo 10 dias para ler o regulamento projecto e plano e apresentar sugestões/opiniões sobre isso?

    Preparar a recepção aos alunos? Mas isso não consta já do plano e não existe já formado 1 grupo (que já pertencia ao agrupamento) e que já tem isso tudo em adamento? És tu prof novo quem se vai ocupar disso?

    Preparar inquéritos? Mas isso não existe já no Agrupamento? Não vais apenas fazer algum ajuste, entregar e analisar?

    Dá-me lá uma ajuda... isso não foi o trabalho que ficou feito antes de irem de férias? Ou esse agrupamento está a arrancar este ano?

    Aquela coisa das faltas tb não percebi...

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 02, 2005 7:14:00 da tarde  

  • Ana, nem eu ainda percebi muito bem.

    Os documentos, nomeadamente o Projecto Educatico e o Regulamento Interno obviamente já existem... mas penso que "eles" já deram conta que há vários aspectos a rectificar e querem "mais sugestões".

    Ora, não se trata só de "ler" o Regulamento: isso faz-se numa hora. Trata-se de o "assimilar", ao mesmo tempo que se conhece a realidade. E essa eu ainda não conheço. E sugerir modificações... não se faz assim "do pé para a mão", pelo menos eu não consigo nas actuais circunstâncias.

    O PAA vai ter que ser feito agora, bem como o PCE e o PCT... a menos que eles só queiram apresentar agora uma "estrutura", para ser igual para todos.

    Também querem que se faça já o Regimento para os vários Conselhos, o de Docentes e o de Titulares de Turma... e eu não sei se já há "trabalho feito" ou não.

    Quanto aos inquéritos e outro tipo de preparação... também não sei se há já material feito... mas eu penso que isso é mais do foro de cada escola e de cada professor.

    Como sabes, há mais coisas a serem preparadas... e eu apenas dei aqui alguns exemplos do que há a fazer.

    Onde quis chegar é que "eles" querem que estejamos sempre em reuniões de trabalho na sede do Agrupamento... e apenas reservaram 1 ou 2 dias para estarmos no nosso próprio estabelecimento. Obviamente... acho pouco... a menos que eles queiram que façamos o "nosso" trabalho "só" em casa! :)

    By Blogger NP66, at sexta-feira, setembro 02, 2005 9:11:00 da tarde  

  • Na minha nova escola, tive uma experiência semelhante: uma reunião de apresentação, onde os professores quase que foram tratados como se de uns meros "caloiros" se tratassem... Até nos disseram que não podemos ter os telemóveis ligados durante as aulas!!!

    By Blogger Pedro, at sexta-feira, setembro 02, 2005 9:36:00 da tarde  

  • Desculpa Nelson mas continuo na minha...
    O Regulamento e PE são para ler e sugerires algo se assim o entenderes. Com esses 2 documentos tomas o 1º contacto com a tua nova realidade.
    Quanto ao PAA e PCE é suposto tb já estar feito leres e apresentares sugestões. O mesmo para o regimento interno de escola e de conselho docentes. Ou essa escola é nova e não existia? És tu acabado de chegar que o vais fazer?...
    O PCT é suposto já ter toda a estrutura feita tb e tu apenas vais fazer os acertos.

    Quanto a reuniões sou de opinião que se tudo ficou preparado (e é suposto que sim) então o 1º dia é para apresentação com calma; o 2º para dar as boas vindas aos novos e reencontrar os antigos, dar a conhecer espaços serviços etc; 3º dia explicar bem aos novos em que agrupamento estão, como funciona e qual a filosofia orientadora e obviamente esclarecer duvidas, 4º dia os grupos de profs devem reunir-se trocar ideias opiniões conhecimentos fazerem acordos etc. Tudo isto se faz em metade do dia deixando a outra metade para trab individual de cada prof.
    Ora dos 10 dias ocupei 4 metades. Proponho mais uma para formação se necessário. E sobra muito tempo inclusivé para relaxares e começares bem o teu ano.

    Oh Miguel desculpe lá mas em qq escola ou univ pode ter o seu tel ligado o que obviamente não pode é brincar com ele ou "namorar" durante o seu horário de trabalho mas... será que estamos a lidar com profs ou enganarm-se e pensavam que estavam perante os alunos de 1º ano do Nelson? Haja paciência...

    By Anonymous Anónimo, at sexta-feira, setembro 02, 2005 10:01:00 da tarde  

  • Ana: já tinha um comentário mais elaborado para te responder, mas faltou a luz, isto desapareceu tudo... e agora vou só dizer o seguinte:

    o que tu apresentas ali para o 4.º dia e dizes que se fazia numa manhã (se tudo tivesse ficado preparado desde o ano passado, não é?) é o que nós temos distribuído por uma série de dias, ente conselhos de docentes e conselhos de titulares de turma.

    Mas eu vou falando do que se for passando, aqui no "Mais do mesmo"! Depois direi o tipo de trabalho que formos fazendo, o que já existia, o que vai ser criado de raiz, etc.

    Ah: e a escola não é nova! E foi-nos dito claramente que tínhamos de fazer o regimento dos diversos conselhos. A menos que aceitemos, sem grandes discussões, o que já vem do ano passado... mas nem sequer sei se já havia algum (mas presumo que sim)
    :)

    By Blogger NP66, at sexta-feira, setembro 02, 2005 11:15:00 da tarde  

  • só vou à escola dia 12, data da reunião de apresentação. depois vou labutar. até lá tenho tempo para colocar o motor em marcha.

    grandes vidas. bom trabalho.

    cumprimentos.

    By Blogger mr pavement, at sábado, setembro 03, 2005 1:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!