Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Margem sul mais rica - Parte 2

Tal como estava previsto, foi inaugurado no dia 30 de Agosto o Complexo de Piscinas Luís Lopes da Conceição, em S. Martinho do Bispo.

Antes de mais, interessa saber e conhecer melhor o homenageado. Para isso, remeto-vos para um artigo do Diário de Coimbra! Devo confessar-vos que o achei muito interessante!

Quando cheguei ao local, já bastantes pessoas se encontravam por ali.

Público

Com um ligeiro atraso em relação à hora anunciada, deu-se início à inauguração, com o descerrar da lápide e da já muito tradicional benção do local.
Em seguida discursou o Presidente da Junta de S. Martinho do Bispo, que, entre várias notas de orgulho e regozijo, referiu que o rio [Mondego] e a ponte não devem separar a cidade.
Carlos Encarnação, Presidente da Câmara Municipal, após explicar a facilidade e unanimidade na escolha do nome a atribuir ao complexo, referiu como foi possível construí-lo, juntamente com os outros dois já inaugurados e qual o seu custo (quase 3 milhões de euros), expressando, também, a ideia de que não faz muito sentido falar-se em "margem direita e esquerda do rio Mondego", porque a cidade se centra precisamente no rio, que a une e não a separa.

Não faltou o tradicional "grito académico" e, em seguida, um momento muito curioso e significativo: foram oferecidos a Luís Lopes da Conceição dois cartões vitalícios para poder entrar livremente nas piscinas!

Foi um senhor muito emocionado com este gesto e com tudo o que se passava ao seu redor que em seguida falou...

Luís Lopes da Conceição

... mas eu confesso-vos que não consegui ouvir quase nada, porque, para além de um certo ruído existente à minha volta, tive de sair para o exterior!...

No fim do seu discurso, pude dar uma espreitadela ao interior das piscinas.

Piscinas

Que tal?

Não pude apreciar tudo em pormenor, já que tive de ir buscar a Raquel ao infantário, mas não sem antes trocar umas breves impressões com o Rui Carvoeira, de que já um dia falei aqui no "Mais do mesmo", quando a Académica foi campeã nacional de rugby (o Rui era o treinador).

Pouco depois e já acompanhado da minha filha, que em breve será utente da piscina - assim espero -, pude observar com mais calma e em pormenor o complexo.
Perdi o momento exacto em que a piscina foi inaugurada, ou seja, em que alguém nela mergulhou e nadou - presumo que tenha sido o professor Luís Lopes da Conceição um dos que teve essa honra -, mas ainda assim tive o ensejo de o ver nadar com toda a elegância e vigor, ele que tem quase 80 anos!

Luís Lopes da Conceição

E foi assim que a "margem esquerda" ganhou mais um valioso equipamento que vai servir, entre outros, os meus (futuros) alunos, neste ano lectivo prestes a iniciar-se! :)

Viva Coimbra!

(PS: Notícia no Diário de Coimbra)

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!