Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Demissão do Conselho Executivo

A notícia caiu como uma bomba no Conselho de Docentes de ontem, que me preparava para coordenar: o Conselho Executivo (CE) pediu a demissão!

Muitos olhares cruzados, em silêncio, enquanto escutávamos a comunicação feita pela Vice-Presidente, que é, ao mesmo tempo, a representante do 1.º Ciclo no CE. Não deu qualquer explicação para tal decisão, mas ficou já agendada uma reunião para a próxima 4.ª feira, onde serão explicados detalhadamente os motivos que estiveram na base desta tomada de posição tão drástica e onde será lançado o processo eleitoral.

Entretanto, já tive oportunidade de ler a carta que o CE enviou para o Presidente da Assembleia de Escola e que afixou na sala dos professores. Os motivos são os que eu imaginava e que resumo numa breve frase: o CE demitiu-se por causa da política errática do Governo, que coloca nos Conselhos Executivos o "odioso" da sua política de afrontamento aos professores, e que, ainda por cima, na pessoa da Ministra da Educação, considera os docentes culpados do insucesso dos alunos.

Já hoje expressei a minha solidariedade ao CE e faço um apelo aos restantes Conselhos Executivos deste país:

se não concordam com a política que tem sido seguida por este Ministério, uma política que tem sido imposta sem diálogo, muitas vezes tardiamente (quem não se lembra, por exemplo, em que altura do ano saiu o Despacho n.º 17387/2005 ou o Despacho n.º 50/2005?), que é errática (quem não se lembra da reformulação de horários que os CE's tiveram de fazer em Dezembro/Janeiro?), que atenta contra direitos adquiridos e/ou negociados (quem não se lembra da suspensão da progressão na carreira?), que pretende alterar, "à pressa" - e ainda assim com atraso - o Estatuto da Carreira Docente e o conteúdo funcional da actividade docente e impõe deveres e responsabilidades sem que dê aos professores e às escolas os meios reais e necessários à prossecução das exigências... tenham a coragem de fazer o mesmo que fez o CE do meu Agrupamento:

demitam-se!

Etiquetas:

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!