Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Declarações da Sr.ª Ministra

A Ministra da Educação, quando confrontada com a questão de os rankings das escolas apresentarem invariavelmente as escolas privadas nos lugares cimeiros, afirmou que não se pode comparar o que não é comparável. E explicou que os rankings são feitos com base num critério, mas que esse critério se pode alterar e aí teríamos resultados diferentes. Certo, estou de acordo!

Seja como for, para explicar o porquê dessas diferenças, afirmou que as escolas privadas praticamente escolhem os seus alunos, principalmente de entre as classes mais favorecidas e que chegam a expulsar os "mal-comportados", ou seja, as escolas privadas ficam apenas com "a nata". Pelo discurso, até parece que o trabalho dos professores que lá leccionam é irrelevante.

Acrescenta ela que nas escolas públicas já não é assim, a escola pública tem a obrigação de receber todo o tipo de alunos, ou seja, nas escolas públicas "há de tudo". Explicitando melhor: não há só alunos das classes mais favorecidas. Logo, é evidente que os resultados têm de ser mais penalizadores para as escolas públicas.

Curioso! É que os professores das escolas públicas foram acusados bem recentemente de serem eles os culpados pela falta de bons resultados dos seus alunos. Quem os acusou estava tão convencido disso que até sentiu a necessidade de "inventar" um novo Estatuto da Carreira Docente!

É curioso ver agora uma Ministra do Governo de Portugal usar a "desculpa" de que "nas escolas públicas há de tudo" para justificar resultados inferiores aos das escolas privadas, mas não deixa de ser menos curioso que essa mesma Ministra e o seu Ministério não tenham aceite esse argumento quando os professores tentaram explicar o porquê de não conseguirem melhor do que têm conseguido... quando tentaram lembrar que nem tudo depende deles, mas do facto, entre outros, de "haver de tudo" nas salas de aula!

Resumindo a ideia deste Ministério:
os alunos das escolas privadas têm bons resultados porque vêm de classes favorecidas; os alunos das escolas públicas têm maus resultados porque os professores "não se interessam e/ou não prestam"!

Expressei-me confusamente?
Bem, desculpem, mas é como as contradições desta Ministra e deste Ministério me deixam: completamente confuso!

Etiquetas:

2 Comments:

  • Seria bom que as escolas públicas fossem avaliadas de forma séria.
    Quanto às privadas há duas realidades díspares. As que têm alunos vindos de famílias endinheiradas e as que têm miúdos que têm notas internas inflacionadas para que os meninos continuem aí matriculados. Também estas deveriam ser seriamente avaliadas.

    By Blogger Pedro, at terça-feira, novembro 06, 2007 2:23:00 da tarde  

  • Pedro:
    "avaliação séria" é algo em que pouca gente está interessada. Actualmente, apenas o "show off" conta... para mal da educação (em geral) e do trabalho sério que muitos professores (ainda) querem fazer com os seus alunos, em contexto escolar/sala de aulas!

    E quando o Governo de Portugal é o primeiro a contratar uma empresa de "casting" para escolher os alunos que iriam "ajudar" a mostrar "as novidades tecnológicas" que alicerçam a política educativa actual... está tudo dito sobre o tal "show off"... e sobre "quem é que escolhe os alunos"! :)

    By Blogger NP66, at terça-feira, novembro 06, 2007 11:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!