Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

terça-feira, 4 de março de 2008

Prós&Contras

A apresentadora deste programa da televisão pública continua a obedecer "à voz do dono"! Um verdadeiro frete, uma vergonha aquela referência à retractação pública do jovem professor revoltado que participou no programa da semana passada, bem como o reparo sobre a questão das sentenças judiciais referentes às aulas de substituição, informação essa que teve de contrapôr com outra em sentido contrário, no final do programa!

(enviei um e-mail de protesto à RTP)

Falou-se muito de avaliação... e empresas... e academias de futebol... e avaliação nas empresas. Pareceu-me que foi consensual, entre os intervenientes, que o processo de avaliação imposto aos professores foi mal conduzido, mal explicado e mal aplicado.

Por outro lado, ao ouvir um senhor empresário, dei por mim a pensar se ele estava a querer sugerir que avaliar professores, cujos efeitos da acção com os alunos demoram meses a "verem-se" (os meus actuais alunos são-no há mais de 16 meses... e às vezes tenho a sensação que são apenas 16 horas, pois parece que não têm ouvido nada do que lhes digo)... é a mesma coisa que avaliar um tipo que trabalha numa empresa a vender parafusos, lâminas de barbear, pensos higiénicos ou mesmo carros! Quantifica-se e avalia-se tudo do mesmo modo? Estamos a falar do mesmo tipo de objectivos, facilmente mensuráveis pela simples "contagem" dos resultados das vendas? Não, não estamos... e isso tem de ser referido com toda a clareza!

Enfim... parece que sobre educação todos sabem e podem falar... mas tirando o Mário Nogueira, que ouvi no programa da semana passada, não me recordo que tenham dado voz especificamente aos professores do 1.º Ciclo... como se Portugal apenas tivesse Escolas EB 2,3, Secundárias e Universidades. Bem, se calhar estou enganado... mas a sensação que tenho é que, dos que falam naquele tipo de programas, poucos ou nenhum conhece a realidade de uma escola básica do 1.º ciclo, dos seus professores, funcionários e alunos, do trabalho que desenvolvem, dos meios e das condições em que o fazem...

É pena, porque a imagem que passam sobre os professores e as escolas é incompleta e truncada!

Etiquetas: ,


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!