Certificação de refeitórios escolares
(clicar no artigo para aumentar)
Sim, é verdade: os refeitórios são todos certificados e o da minha escola é um deles. Devo dizer, a bem da verdade, que a cozinheira é "das melhores do mundo" e uma das principais responsáveis por algum peso que ganhei (e que agora estou a perder... enfim...). :)
Sim, é verdade... a entrega dos prémios será na minha escola, pois fomos nós (EB1 e JI) que vencemos o concurso, tendo, para o efeito, recolhido perto de 750 litros de óleos usados. Segundo me foi dito por técnicas da AREAC (www.areac.pt), que fizeram os cálculos baseando-se em 650 litros, conseguem-se produzir 618 litros de biodiesel e poupar 1360 litros de petróleo bruto.
A única coisa que não é verdadeira na notícia é já na parte final, quando se diz "[...] que premeia a recolha de óleos de fritar usados nas Escolas Básicas [...]". Acontece que a recolha foi feita em toda a comunidade, ou seja, os professores, funcionárias, alunos e pais e encarregados de educação envolveram-se nessa recolha, trazendo os óleos de fritar usados em suas casas. Claro, eu também contribuí com, pelo menos, cinco litros... :)
Já telefonei para a Redacção do Jornal e já fiz o "reparo", o que me pareceu ser da mais elementar justiça para quem se envolveu no projecto (nomeadamente os pais e encarregados de educação).
Infelizmente... não vou poder estar presente na cerimónia, mas sei que o meu esforço e empenho não serão esquecidos.
Mas eu também digo muitas vezes, a quem me rodeia, que "trabalho para dentro, não para fora", ou seja, não sou nada dado ao "show off"! Por mim, dispensava a cerimónia e recebia o prémio (creio que cerca de 500 €, convertidos em livros que nos deram a possibilidade de escolher) sem discursos e "alaridos", embora reconheça que, neste caso, se justifica pelo envolvimento da comunidade e pela "publicidade" feita à entidade promotora, que merece essa retribuição. :)
Etiquetas: Ambiente, Datas importantes/efemérides, Educação/Escola/Política educativa, Exemplo, Reciclagem, Sociedade
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home