Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 5 de abril de 2004

Jogos do fim de semana

Consegui sair debaixo da pilha de papéis em que tenho estado soterrado e resolvi tentar escrever algo sobre os jogos do fim de semana.

Começo pela Académica: o empate acaba por ser um bom resultado, atendendo a que o Paços de Ferreira perdeu e o Belenenses também. A situação continua muito complicada no fundo da tabela, mas a Briosa depende essencialmente de si própria. Em Coimbra acredita-se na manutenção da equipa! :)

Quanto ao Porto: devo confessar que a derrota não me espantou. Ela poderia ter acontecido mais cedo, assim como poderia ainda não ter sido neste jogo, já que o Porto teve muitas ocasiões para "matar o jogo" ainda na 1.ª parte. Desperdiçou... e acabou por perder!
Mas a bem da verdade devo acrescentar que houve um facto que me deixou de boca aberta. Sei que não vou ser original (nem pretendo), sei que vou repetir o que milhões de portugueses já disseram, mas eu também tenho de referir: é ESPANTOSO como Vítor Baía, UMA VEZ MAIS, conseguiu cometer a proeza de defender uma bola fora da área... e ficar a rir-se, pois a falta não foi assinalada e o respectivo cartão vermelho ficou bem guardado na algibeira do melhor (?) árbitro português. Nem sei bem por que fiquei espantado, já que é a terceira vez, que me lembre, que algo parecido sucede! Adiante!

Depois o Benfica, que fez um grande favor ao Sporting, ao empatar com o Rio Ave, que mostrou que não é por acaso que está a fazer o campeonato que tem feito. Com este resultado, o Sporting ficou com 6 pontos de vantagem sobre o seu rival lisboeta, o que lhe permite encarar os próximos jogos com mais tranquilidade.

Por fim o jogo do Sporting: confesso que estava um pouco apreensivo, face a algumas ausências, nomeadamente as do Rochemback e do Polga, que conferem mais qualidade e força à equipa, mas também porque o Sporting tem tido muitas oscilações exibicionais.
O jogo acabou por correr de feição ao Sporting: marcou dois golos na primeira parte, dominou completamente o adversário e o jogo, marcou o terceiro numa grande penalidade que teve tanto de justa como de estúpida por parte de quem a cometeu. Depois, provavelmente por palavras e protestos, dois jogadores do Braga foram expulsos. Nada que não tenha já visto acontecer em outras ocasiões... e até a jogadores do Sporting. Assim de repente lembro-me do Rui Jorge num jogo contra este Braga e Paulo Bento num jogo contra o Porto. Em épocas passadas, é claro!
Apercebi-me de muitas vozes clamando contra esta vitória, dizendo que "o Sporting só ganhou com a ajuda do árbitro". Sim, deve ter sido ele a fazer aquele trabalho fantástico que o Silva fez no 1.º golo... deve ter sido o árbitro a roubar a bola ao defesa bracarense e a entregá-la ao Liedson para este marcar... deve ter sido o árbitro que mandou o defesa arsenalista agarrar o Silva... deve ter sido o árbitro que ordenou ao Barroso que "arrumasse" o Custódio (se calhar para o resto da época) sem lhe mostrar um cartão amarelo sequer... sim, o Sporting só ganhou com a ajuda do árbitro!

Por mim, só digo que não percebo como é que o Sporting acaba os jogos desta forma, a consentir dois golos (mesmo que tenha havido - como li num jornal - falta no segundo deles, sobre o Mário Sérgio), quando tudo fez para vencer categoricamente e por números bem mais expressivos!

Queria realçar as exibições de Paíto e Paulo Bento, um "puto" e um "velhote", um cheio de força e potencial, outro que não esqueceu de como bem jogar e bem fazer jogar!
Este Sporting, se teve algum mérito este ano, foi o de mostrar aos sportinguistas que podem acreditar no futuro, pois há jogadores que podem ir tomando o "lugar" dos mais velhos sem sobressaltos.
Estou convencido que Paíto não joga mais vezes... porque Fernando Santos não quer "cortar as pernas" ao Rui Jorge, para estar presente no Euro 2004!

Infelizmente, estes resultados já não vão dar grande animação ao campeonato, no que à disputa do 1.º lugar diz respeito. Esta derrota do Porto aconteceu tarde demais! Para isso suceder, se calhar devia ter acontecido em Alvalade... ou na Luz... ou no Bessa... se calhar algumas vitórias deveriam ter sido empates... como em Coimbra... ou em Moreira de Cónegos... ou em Alverca... só assim tudo ainda poderia estar em aberto! O que não é o caso! Definitivamente!


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!