Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 9 de agosto de 2004

Adeus, Del Neri!

Com o despedimento de Del Neri, Pinto da Costa mostrou que também se engana... não tanto no precoce despedimento (embora tenha estragado as revistas editadas pelos jornais desportivos... lol), mas pela sua contratação!
Afinal, como é que ele chegou ao FCP? Quem o recomendou? Quem abalizou a sua contratação? Mas afinal Pinto da Costa e a SAD portista não conheciam o seu trabalho? Não havia informações sobre o seu perfil e o modo como trabalhava?

Em tempos falava-se que nenhum guarda-redes tinha singrado no Porto por causa do "fantasma de Baía", quando este saiu para o Barcelona.
Agora é um novo "fantasma" a fazer vítimas: o "fantasma de Mourinho"!
Mas não só: também o "fantasma de Ricardo Carvalho"!

Muitos portistas esperavam e esperam que o próximo treinador seja "o novo Mourinho", mas isso é um rótulo que nenhum treinador quer, pois todos ambicionam ter uma imagem própria... e méritos próprios!

Já tive oportunidade de ler que Del Neri "acusa" Jorge Costa de ter promovido a "rebelião" que levou ao seu despedimento. Por acaso, para mim, isso até faz algum sentido: Jorge Costa já não tem velocidade para fazer com que o "sistema" que Del Neri pretendia implementar resultasse! Mas seria assim com Ricardo Carvalho? Pois, aí é que acredito que não... embora Pepe seja também um defesa rápido. Mas essas e outras comparações far-se-ão, forçosamente, no futuro! Seria assim com qualquer "substituto"!

Mas sobre este assunto, sobre os "motivos particulares" que levaram ao despedimento de Del Neri muito haverá ainda a descobrir e dizer. O treinador italiano atrasou-se para um treino, faltou a uma reunião com Pinto da Costa... e, para já, esses são os motivos próximos para o seu despedimento!
Acreditam que foi só isso?
Pois, eu acho que, quanto muito, isso apenas acabou de "encher o copo". Para se apurar a verdade, haverá que cruzar muita informação, como "sistema de jogo", "métodos de trabalho", "revolta dos jogadores", "discurso pouco ambicioso e arrogante"... entre outros pormenores que virão "a lume", com certeza!

Agora vem aí o novo treinador... que deverá ser Victor Fernandez! E tudo vai começar de novo!
O Porto tem um plantel fantástico... não acredito em facilidades para os outros adversários, ou seja, não é isto que vai enfraquecer a equipa do Porto de modo a não permitir que lute, de novo, por todos os objectivos.
Aliás, eu até acho que o Pinto da Costa podia perfeitamente treinar a equipa, já que é ele que escolhe e dispensa os jogadores... e sabe qual é o melhor "sistema" para a equipa. :)

Mas mais a sério: convenhamos que depois do episódio "Paulo Assunção", esta era a cena que faltava para certos adeptos se aperceberem que o seu clube é dirigido por homens e não por "deuses"! E que um pouco mais de humildade não fica nada mal... até a quem ganha tudo o que há para ganhar! Eu diria... até por isso mesmo!

**********************************

PS. «As razões desta denúncia de contrato laboral em período experimental prendem-se com o facto de a metodologia de treino e a programação do sistema táctico adoptado terem-se verificado completamente inadequadas, o que defraudou as expectativas da sociedade desportiva em relação à contratação da equipa técnica.»
(extracto do comunicado da SAD portista, com sublinhados meus)

Pronto: está explicado! O homem estava à experiência, o seu trabalho não agradou aos patrões... e despediram-no! Estranho é que nem sequer fez um jogo oficial... e eu até vi o FCP fazer um jogo fabuloso contra o Liverpool!
Agora vem o espanhol Fernandez... e por força da Lei, também deve vir à experiência! :)
Ele que se apresse em ganhar as Supertaças que vai disputar já daqui a poucos dias/semanas... senão já sabe o que lhe acontece! :)


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!