Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Dia dos Namorados

Mal entrei na sala de aulas, o GF disse-me:
- Não te esqueças que hoje é o Dia dos Namorados!

Claro que eu não estava esquecido... mas nem sabia muito bem o que poderia fazer com miúdos de 6/7 anos, que mal sabem escrever.
Bem, pedir-lhes-ia o habitual: que fizessem um desenho para oferecerem ao/à respectivo/a namorado/a!

Assim fiz, na última hora de aula!
Enquanto iam desenhando, fomos trocando umas impressões sobre amizade e namoro. Fui-lhes dizendo que não era preciso dizerem-me quem era o/a felizardo/a, para evitar constrangimentos.

Mas os putos são terríveis: querem partilhar tudo... e em voz alta!

- Professor, sabes quem é a minha namorada? - perguntou o JA. É a Inês, da outra sala!
- Ei, essa é a minha namorada! - gritou o R.
O GS acrescentou:
- Pois, ela é a namorada dos dois!

(Ai, onde é que eu me fui meter?!)

Fui tentando explicar-lhes que essa era uma situção que eles teriam de resolver com ela, que o GS não deveria interferir...

O GS interrompeu-me:
- Mas ela disse-me que já não gostava do R!
- Pois, é que ela foi a minha casa e eu dei-lhe um beijo na boca! - assegurou o JA.
A turma riu, embevecida com este diálogo.
- E depois? - perguntou o R. E eu dei-lhe um beijo lá no ATL!
A turma aplaudiu... e eu insisti que o problema tinha de ser resolvido por eles, que nós ali não podíamos fazer nada!...
Todos concordaram e continuaram a desenhar!

Continuei a falar... a dizer que podíamos ser todos amigos e amigas, que tínhamos de aceitar quando alguém não quisesse namorar connosco, mas que "convinha" termos só um/a namorado/a, para evitar problemas (mas onde é que eu me fui meter?!).

-Ó JA, não te esqueças que amanhã temos de falar com a Inês!

A IC chamou a minha atenção e disse:
- Mas, ó professor, a minha mãe tem três namorados: o meu pai, o T e o meu padrinho!
- Ó IC, olha que é só o teu pai.
- Não é, não! Quando ela encontra o T derrete-se toda e quando o meu padrinho vai lá a casa, ela vai logo para o quarto com ele!

(Mas onde é que eu me fui meter?!)

Pigarreei com força... olhei em volta e apelei a que terminassem os trabalhos.

Entretanto, o D levantou-se e veio mostrar-me o seu desenho.
- Já terminei. Este sou eu e esta é a minha namorada! Ah, falta pôr aqui um filho!
- Ó D, deixa lá isso para mais tarde, para quando forem crescidos. Agora é suficiente estarem aí só os dois, para aproveitarem para namorar descansadinhos!

(Mas onde é que eu me fui meter?!)

A J pediu-me:
- Professor, posso ir buscar outra folha? É que eu enganei-me, pus aqui uma menina, mas eu não queria namorar com outra menina.
Disse-lhe que não fazia mal, que também podia ser para oferecer a uma amiga... mas ela que fizesse o que quisesse! Ela queria mesmo outra folha!

E eu não parava de pensar:
"Mas onde é que eu me fui meter?! Maldito Dia dos Namorados"!

A N aproximou-se de mim, mostrou-me o desenho e disse, a meia voz:
- Sabes quem é o meu namorado? É ele!
E apontou para o JA.
- Eu?! Mas eu nem gosto de ti! Como é que pode ser?

Lá fui dizendo que devemos gostar dos outros, de ser amigos de todos, de sabermos descobrir outro namorado/a se a outra pessoa não quisesse namorar connosco...
- Bem, eu também gosto da IF! - disse o JA.
- Então a Inês fica só minha namorada! - disparou o R.
- Ei, isso não!

Entretanto, a IF, que tinha ouvido esta conversa, corou e enterrou os olhos no seu desenho, enquanto a N voltava para o seu lugar, um pouco tristonha!

(Mas onde é que eu me fui meter?!)

Faltavam uns minutos para a aula terminar, pedi-lhes para arrumarem os materiais e para saírem, quando tudo estivesse em ordem.

Os miúdos foram saindo, mas ainda se ouviu "alto e bom som":
-Ó JA, não te esqueças que amanhã temos de falar com a Inês!

MAS QUEM É QUE INVENTOU O DIA DOS NAMORADOS?


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!