Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

domingo, 3 de abril de 2005

Saudade

A hora é de tristeza... e saudade.

Guida e João Paulo II

Esta foto é de 1985... e a jovem morena que beija a mão direita do Papa, enquanto a mão esquerda de Sua Santidade toca ao de leve na sua face... é a Guida, a minha esposa!

João Paulo II falou com ela:

- De onde és?
- Sou de Portugal!
- Ah, Portugal, Terra de Santa Maria!

Nesse dia as lágrimas foram de alegria e resultado de uma profunda emoção! Hoje, as lágrimas são de tristeza e saudade!...

A última vez que ela viu o Papa foi em Fátima, em 2000, ao meu lado, quando ambos estivémos lá a assistir e participar nas cerimónias de beatificação de Jacinta e Francisco! Exactamente 3 anos depois nasceria a nossa filha Raquel! :)

Nessa altura já a sua condição física era precária, a sua voz trémula... e eu, que também o tinha visto na sua primeira visita a Portugal, em 1982, não pude deixar de ficar impressionadíssimo com o seu aspecto mais frágil e alquebrado, mas de onde parecia emanar uma força tremenda que a todos contagiava!

Acredito que este homem pode ser um exemplo, mesmo para quem não seja católico, mas que se reveja nos valores do humanismo!
É certo que o seu Pontificado fica marcado por algum "conservadorismo" em questões de ética e moral, alguns fracassos, no seu aspecto mais político, mas este Papa tem um lugar de honra na Históra... a mesma História que, a seu tempo, fará o verdadeiro julgamento da sua acção!...

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!