Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 13 anos... VOLTAREI A ESCREVER EM BREVE... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Desânimo vs ânimo

Das poucas conversas que tenho tido com algumas das minhas novas colegas tem ressaltado a ideia de um certo desânimo latente.

Uma, porque já pediu a reforma em Abril e agora está a ser "obrigada" a "pegar" numa turma... não sabe por quanto tempo; outra, porque pensava que se reformava dentro de 1 ano e agora vê-se "obrigada" a prolongar uma carreira em que sente que pouco ou nada tem a acrescentar, face ao cansaço e aos problemas de saúde que vem acumulando ao longo dos anos; uma outra porque não conseguiu a colocação que pretendia...

E eu? Bem, eu devo confessar-vos que não sinto o entusiamo que costumava sentir no início de cada novo ano lectivo... pelas mais variadas razões!

A minha colocação, embora seja a 2,5 kms de minha casa e, à partida, se possa considerar um "luxo", não foi a minha primeira opção, uma vez que pretendia continuar a leccionar na escola onde estive o ano passado... e isto porque, muito provavelmente, a vaga que me poderia permitir isso (há sempre a hipótese de alguém mais graduado do que eu pretender o mesmo lugar e ser lá colocado) não apareceu a concurso, uma vez que é suposto que a professora efectiva nesse lugar o ocupe. É suposto... só que, na realidade, essa colega, que vai a uma Junta Médica em breve, muito provavelmente não vai leccionar. Será outro/a professor/a a ocupar esse lugar, um pouco mais tarde...

Dir-me-ão que a Lei é assim... mas... é "justo" que assim seja?

Hoje, porque ainda tinha lá coisas para fazer, fui à minha ex-escola... onde confirmei esta "estória" e onde fiquei a saber que muitos dos pais dos meus ex-alunos têm manifestado uma grande tristeza pelo facto de os filhos deixarem de ter o professor que tinham... isto independentemente de até poderem ficar a lucrar com a mudança... porque, felizmente, há muitos e bons professores neste país! :)

Se algum destes pais ler estas linhas pode ficar com a certeza que eu tentei cumprir o que prometi, ou seja, que ia tentar ser novamente colocado na mesma escola para poder continuar o trabalho iniciado! Tal não foi possível... mas disso eu não tenho culpa!

Mas numa altura em que é o desânimo e a incerteza que "mais ordenam", face a um conjunto de circunstâncias que vão determinando o rumo da carreira docente, foi muito reconfortante receber essas informações sobre o sentir de muitos pais dos meus ex-alunos! Obrigado! :)

Etiquetas:

3 Comments:

  • Vai ser de certeza um best seller... que titulo lhe vais dar? "Diário de 1 prof" ou a "saga do Nelson"? :) ler o teu blog começa a funcionar como terapia anti-stress :)

    Oh Nelson mas tu tb... caramba nunca estás satisfeito? Agora é pq não estás na escola do ano passado?! Vá lá a gente entender estes profs :)

    "pais dos meus ex-alunos têm manifestado uma grande tristeza pelo facto de os filhos deixarem de ter o professor que tinham..." grande elogio sim sr! E para o ano os teus novos papás diram o mesmo, tenho a certeza. Mas oh Nelson explica-lhes lá que tb é bom variar, que só lhes faz bem, que o novo prof vai ser optimo e bla bla bla (a seguir repete isso 30 vezes a ti mesmo eheh)

    Vá rapaz anima-te lá um bocadinho, respira fundo, conta até mil e por favor acredita lá um bocado na tua competência que vais ver que te sentes melhor :)

    By Anonymous Anónimo, at segunda-feira, setembro 05, 2005 9:00:00 da tarde  

  • Não se trata de não estar satisfeito... apenas contei a verdade, que a minha intenção era mesmo voltar, até porque estar a 9 Kms de casa também não era assim tão mau, pois não? :)

    Porquê voltar? Porque o ano correu lindamente, a relação com os pais foi óptima... gostei muito da turma, apesar de todos os seus problemas... e a "continuidade pedagógica", nestas circunstâncias, fazia todo o sentido.

    Obviamente, tanto pais como alunos vão esquecer-me rapidamente e "olhar em frente"... porque é a vida, porque é sempre assim... e porque o novo/a professor/a vai ser excelente! :)

    Agora, outra coisa: em muito do que escrevo tem de se tentar ver "para além do que escrevo", porque a minha intenção não é só falar de mim... mas falando de mim falar de outros, de "nós"... mesmo que tocando só ao de leve, sem cientificidade, nos "problemas e questões"! :)

    By Blogger NP, at segunda-feira, setembro 05, 2005 9:52:00 da tarde  

  • Acho que tens todo o direito em continuar um trabalho que te deu prazer e, te daria muito mais, se dele tirasses os frutos da continuidade. Só não me identifico com a tua situação porque não a quis, sabes porquê...
    Não percebo é como ainda há alguém que pense que é bom para crianças entre os 6/10 anos mudar sistematicamente de professor, algumas vezes mais do que uma vez num ano?! Para mim, provavelmente, nâo terá filhos, pelo menos nestas idades?! Ou, então é mais grave...

    By Anonymous isabel, at terça-feira, setembro 06, 2005 8:35:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE! COMENTE...