Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Isto dava um filme!



Dizem que não nos vão tirar nada... nós é que podemos não conseguir ter o mérito e o direito de receber mais!...

Mas... poderão todos os professores ser "excelentes"? Poderão todos aspirar a atingir o topo da carreira?
A resposta é simples: NÃO!

Passarão a existir duas "categorias" de professores e existirão também cotas de acesso!
Isto é justo? É motivador? É a solução para o sucesso educativo dos alunos?
A todas estas perguntas, "eles" dizem que sim...

Etiquetas:

8 Comments:

  • Gostei da imagem!

    E é a tirar dinheiro do nosso bolso que ela vai equilibrando a economia deste país... E nem sequer é o dinheiro que me interessa, é o facto de estar a ser tratada como lixo!

    By Blogger A Professorinha, at quarta-feira, outubro 18, 2006 8:42:00 da tarde  

  • O dinheiro não é tudo na vida, é verdade... mas as contas, essas, ainda temos de as pagar com dinheiro!

    Este ano o nosso salário vai ser actualizado abaixo dos valores da inflação, o que acontece pelo 8.º ano consecutivo... vamos ter aumentos na ADSE, o aumento do subsídio de refeição é R-I-D-Í-C-U-L-O... e pelo 2.º ano as progressões na carreira estão "congeladas"!

    Depois pensamos no aumento da idade da reforma... nas taxas e impostos que vamos ter de pagar como qualquer um, como a actualização das tarifas da electricidade... pensamos nos aumentos do preço dos combustíveis, nós que nos deslocamos para tão longe de casa... pensamos na falta de algumas condições de trabalho em muitas escolas... na luta-extra que temos de desenvolver para resolver muitos problemas que a tutela criou nas escolas... uffff... e temos de "fazer das tripas coração" e andar de cara alegre!

    "Somos todos incompetentes"... claro!...

    By Blogger NP66, at quarta-feira, outubro 18, 2006 11:18:00 da tarde  

  • Em muitos aspectos têm sobejas razões de queixa, nesta não. Em alguma empresa os empregados chegam todos a chefes de divisão? Em alguma empresa para que isso aconteça abrem cem lugares de chefes de divisão, em vez dos cinco ou seis necessários? Nem todos chegam ao topo da carreira. Se indiscriminadamente todos lá chegassem, quem se esforçaria por ser cada dia MELHOR? Só os papalvos. Nem todos têm a salvação garantida, senão todos se marimbariam para todos.

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, outubro 19, 2006 2:41:00 da tarde  

  • Caro bento barbosa:
    não creio que essa seja uma boa comparação.

    Pergunto:
    numa empresa todos os empregados têm a mesma formação académica e profissional? Fazem todos o mesmo tipo de trabalho? Penso que não...

    Já os professores, sim... pelo menos na sua larga maioria!

    E será que esses empregados só sabem ao fim de 18 anos de serviço que não podem "chegar a chefe"?

    Olhe... eu só soube ao fim de 18 anos de ter assinado o meu contrato que as regras iam mudar... e isto já depois de me terem dito que, ao contrário do que eram as minhas expectativas e projecto de vida, só poderia aposentar-me aos 65 anos! Mas desse mal muitos outros se queixam, eu sei...

    Por outro lado, deixe-me perguntar-lhe qual será a razão e a lógica de eu não poder chegar ao topo de carreira, sendo eu um "excelente professor" (vamos supor que sim, certo?) apenas pelo facto de na minha escola a cota estar preenchida... e logo ali na escola ao lado haver um professor "menos competente e empenhado" (vamos supor) do que eu, mas que atinge o topo da carreira porque teve a SORTE de na sua escola haver uma vaga...

    Para mim esta situação é PREVERSA... não acha?

    O que eu acredito é que muitos e muitos professores acabem por desanimar e se "marimbem" para a escola e apenas façam "os mínimos" porque, por mais que façam e se esforcem, nunca vão conseguir sair da categoria em que se encontram... e repito, apenas porque não há vagas!

    E a educação em Portugal vai acabar "por morrer da cura"!...

    By Blogger NP66, at quinta-feira, outubro 19, 2006 6:28:00 da tarde  

  • Estou impressionado com a criatividade dos nossos professores.
    A legendagem desta imagem é bem reflexo da qualidade intelectual dos seus autores.
    O mais difícil para mim, foi identificar a professora, porque a pata com uma nota no bico, provavelmente dada pela professora para fazer festas aos patinhos, é demasiado obvio que a pata identifica-se com a Ministra e os patinhos com os alunos!

    By Blogger Miguel Quintão, at quinta-feira, outubro 19, 2006 7:08:00 da tarde  

  • E por falar em qualidade intelectual... capacidade interpretativa e de expressão... olhem só quem me deu o prazer da sua visita!... :)

    E argumentos, Henriquinho? "Nããããããã"... que isso dá muito trabalho... :)

    By Blogger NP66, at quinta-feira, outubro 19, 2006 7:54:00 da tarde  

  • Mas o henriquin tem razão: qualquer dia é preciso "dar uma nota" à Ministra... ou ao Director Regional... ou ao Presidente do Agrupamento... para um professor poder trabalhar... :)

    By Blogger NP66, at quinta-feira, outubro 19, 2006 7:57:00 da tarde  

  • Fantástico.
    Boa noite!

    By Anonymous Anónimo, at quinta-feira, outubro 19, 2006 11:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!