Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Carta Aberta à Exma. Sra. Directora da DREC

Aqui transcrevo uma carta aberta que chegou ao meu conhecimento...

********************************************

Assembleia de Pais
Agrupamento Álvaro Viana de Lemos
Lousã

Carta Aberta à
Exma. Sra. Directora da DREC
Coimbra.

Assunto: Encerramento de estabelecimentos de ensino na Lousã

Serve a presente para apresentar a V. Exa., a nossa contestação no que concerne ao encerramento dos estabelecimentos de ensino dos Pegos e Levegadas.

A Assembleia de Pais, reunida no dia 9 de Fevereiro de 2007, lamenta que esta situação seja para os vossos serviços e Ministério de Educação, mais uma forma de lutarem contra a crise nacional.

O governo e as suas hostes, tentam minimizar os efeitos da crise, apresentando, erradamente, soluções na área da saúde e educação e, nesse último item, teremos uma palavra a dizer, visto que representamos de forma democrática, os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Álvaro Viana de Lemos.

É para nós ridícula a ousadia de pensar encerrar algum estabelecimento de ensino do Concelho da Lousã, Vila que está em franco crescimento e que merece atenção mais cuidada, tanto de V. Exa., como do poder central, que denota total obscuridade pelo trabalho que V. Exa. tem levado a cabo.

É para nós ridícula, termos uma Carta Educativa aprovada e homologada por V. Exa. e pela Ministra da Educação, no dia 20 de Dezembro de 2006, onde de forma contratual, salvaguarda-se e eleva-se, o melhor Concelho do Pais, no que concerne à educação.

É para nós ridícula, a forma como este governo, através de camuflados agentes de qualidade duvidosa e que, lembro a V. Exa., estão no serviço “à condição”, tenta encapotar os sucessivos erros que tem demonstrado na gestão do ensino em Portugal.

É ridículo, o facto de o Estado ter comparticipado na requalificação dos referidos estabelecimentos de ensino, gastando dinheiro dos contribuintes, melhorando de forma exemplar as condições, para uma aberrante tentativa de encerramento.

Assim sendo, a Assembleia de Pais, vem reforçar a luta da autarquia e da população, para que esta horrífica situação, tenha sido apenas um equívoco e erro de gestão, daqueles que duvidosamente ocupam os cargos públicos.

A Assembleia de Pais, irá estar atenta a qualquer movimentação, lembrando que não admitiremos qualquer encerramento, assim como estaremos prontos para qualquer tipo de luta que V. Exa. queira esgrimir. Sabendo de antemão V. Exa. que, qualquer que seja essa forma de luta, poderá ter um efeito de “boomerang”.

A geração que se disse outrora rasca e que não é conhecedora dos meandros e motivos pelos quais lutaram os nossos pais e avós, para a libertação de um regime fascista, vem demonstrar que a sua força hoje, é superior à de 30 anos atrás e de um querer, muito mais poderoso e eficaz.

Sem mais e com estima,
Lousã, 10 de Fevereiro de 2007

P’la Assembleia de Pais
do Agrupamento Álvaro Viana de Lemos

O Presidente
Victor de Sousa


********************************************

Não sei se os termos da missiva são ou não exagerados, mas há muitos pais que começam a ver que esta política educativa não lhes serve.
Mas não são só os pais. Há poucos dias uma colega contou-me que o filho mais velho, quando saiam de casa, de manhã, a caminho da escola, lhe fez uma série de perguntas deste género,

-Mãe, pode existir outro "25 de Abril"? Só os militares podem fazer revoluções? Por que é que as pessoas não se revoltam?

A minha colega nem sabia o que havia de dizer!
Alguém sabe como responder e sossegar estas mentes de 12/13 anos?
Eu confesso que é tanto o desânimo que tenho sentido nos últimos tempos que ficaria, com certeza, sem palavras...

O que me vale é que a minha filha - coitada! - ainda só me pergunta quando é que lhe vou comprar o fato de princesa ou o DVD da Dora!...

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!