Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

domingo, 9 de março de 2008

Marcha da Indignação - Recado (2)



O povo português tem de ser bem informado: os professores não estão só contra este modelo de avaliação que nos querem impor!

Acabar com a gestão democrática das escolas, por exemplo, é algo com que não concordamos.

Se havia necessidade de "reforçar as lideranças", então que se fizessem ajustes na actual Lei. Mas eu gostaria de recordar que o último relatório publicado pelo IGE não avalia negativamente - longe disso! - a maioria das lideranças dos Conselhos Executivos.

Por outro lado, a actual Lei consagra já a presença dos pais, das autarquias e da comunidade nos principais órgãos de gestão das escolas. As suas "vozes" sempre foram tidas em conta (em muitos casos, se não o foram, também foi porque eles se "demitiram" dessa possibilidade). Eu quase me atrevia a dizer que, neste momento, no meu Agrupamento, é a Autarquia que "determina", em grande parte, o Plano Anual de Actividades. Ou melhor: há uma estreita colaboração entre a Autarquia e as escolas!

Ainda não percebi a necessidade de uma mudança tão radical da actual Lei. Ou melhor: o que percebi não me agradou! :/
Por outro lado, se eu fosse de um qualquer Conselho Executivo, sentir-me-ia enxovalhado pelas muitas declarações que falam "na falência do actual modelo"! Mas isso sou eu...

O certo é que na Marcha da Indignação vi elementos de, pelo menos, três Conselhos Executivos! A presidente de um deles disse-me, quando lhe mostrei a minha surpresa por a ver ali:
- Não te esqueças que somos professores!
Eu respondi-lhe que sim... que sabia disso... e disse-lhe que sabia bem que ela nunca se esquecia da sua condição de docente... mas na minha mente ficou a bailar a ideia que nem todos são como ela e actuam tendo sempre no horizonte a sua vivência enquanto docentes. E ontem ouvi vários exemplos disso!... :(

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!