Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Escolas de Coimbra "vetam" avaliação

Primeiro era assim:

O Ministério da Educação vai tentar hoje convencer os conselhos executivos de escolas do Distrito de Coimbra a avançarem com a avaliação do desempenho dos professores, mas apenas deve ter como resposta a defesa da suspensão do processo até final do ano lectivo.

O secretário de Estado da Educação Valter Lemos vai reunir-se com os responsáveis de escolas secundárias e agrupamentos que pretendem contrariar a ausência de suporte legal para uma avaliação simplificada dos professores contratados. Para a equipa que dirige o Ministério da educação, esta será uma das últimas oportunidades para fazer passar as suas posições e levar as escolas a avançar com o processo de avaliação. Intenção que os Conselhos Executivos das escolas de Coimbra acolhem com pouco entusiasmo. “A ministra da Educação tinha deixado entender nos encontros de Viseu que ia ser adoptada uma avaliação simplificada, mas mais uma vez o secretário de Estado Jorge Pedreira voltou com a palavra atrás, o que nos leva a dizer que esta equipa que dirige o Ministério nos merece muito pouca credibilidade”, avançou ao DN João Carlos Gaspar, presidente do conselho executivo da EB 2,3 Drª Mª Alice Gouveia (Coimbra), que recorda que esta não é a primeira vez que a tutela retrocede nas suas intenções de simplificação do processo de avaliação.


Depois foi assim:

«Foi-nos dito que, caso não houvesse avaliação neste ano lectivo, não seria possível renovar os contratos dos professores contratados», disse ao SOL uma professora presente no encontro, que considera que a reunião «serviu mais para reforçar a posição do Ministério do que para tirar dúvidas».


Chantagem? Coacção? Vamos ter uma avaliação de "faz-de-conta", depois de tanta "conversa" sobre a absoluta necessidade de se fazer uma avaliação a sério?

Quando surgiu o concurso a professor titular, sugeri, no "terreno" e no blogue, que a melhor forma de o combater era ninguém concorrer. Pois...

Quando surgiu o prémio do Professor do Ano, a minha sugestão foi que ninguém se candidatasse. Viu-se...

Quando, há dois anos, o CE do Agrupamento de Escolas Inês de Castro - Coimbra, se demitiu... defendi que era isso que TODOS tinham de fazer, para ser possível "evitar o tremendo erro que ia ser cometido".
Continuo a achar que será a única forma de parar toda esta "loucura"!

Espero que à luta das escolas de Coimbra muitas outras do país se lhe juntem! Haja fé... e coragem!

Etiquetas:

1 Comments:

  • É a táctica da ameaça. Ou fazemos alguma coisa ou teremos de levar com esta estratégia terrorista do ensino por muitos anos. Com consequências terríveis ao nível do aumento da indisciplina e do sucesso emcapotado dos alunos...
    Não se trata só da nossa avaliação, mas também da destruição do próprio prcesso de ensino-aprendizagem...

    By Blogger Pedro, at sexta-feira, abril 04, 2008 12:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!