Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Democracia é muito curiosa

"A Irlanda rejeitou quinta-feira em referendo o Tratado Reformador da União Europeia com 53,4 por cento de votos contra e 46,6 por cento de votos a favor, segundo os resultados totais oficiais anunciados hoje."


José Sócrates tinha prometido referendar estas matérias... e não cumpriu, dizendo que este Tratado Reformador já não era bem o documento anterior, a Constituição Europeia, que - esse sim - tinha sido objecto da tal promessa. Pois... e a gente até finge acreditar que, em termos práticos, não vá dar tudo ao mesmo!

O que eu acho curioso é que no único país em que foi dada a oportunidade directa ao povo para decidir... o "NÃO" venceu. "Que chatice, pá" - deve estar Sócrates farto de repetir!...

A verdade é que, para mim, fica provado que a ratificação por via parlamentar que todos os políticos, burocratas e tecnocratas nacionais e europeus fizeram questão que fosse a via usada era apenas um "truque" e uma "finta" à "voz do povo" - a verdadeira Democracia. É a prova do medo e da desconfiança que as "elites" têm em relação ao "povo". "Lixaram-se" - diz agora o "Zé", entre gargalhadas.

E este resultado acaba também por ser a prova que os eleitores sentem que a "Europa" é algo muito distante das pessoas, já que os políticos têm achado que não vale a pena explicar "aos parolos" - porque é demasiado complicado e uma perda de tempo - as vantagens do "SIM" e, no fundo, o verdadeiro significado e quais as consequências práticas, para a vida do cidadãos, desse tal "Tratado Reformador"! Ou doutro parecido...

E os irlandeses - o único povo que deixaram "falar" e que agora mais fiquei a admirar - deram uma tremenda lição a todos esses políticos que, assim que têm nas mãos o poder, o passam a exercer como se de uma "ditadura" se tratasse. Pelo menos quando existem maiorias absolutas... como é o caso em Portugal!

É bom que José Sócrates sinta este resultado como "uma derrota pessoal", como ele mesmo fez questão de dizer, com uma expressão facial e uma voz iguais aos de milhares de portugueses que estão a passar necessidades e que diariamente se queixam... que vão para as ruas manifestar-se e que o Governo tem "desvalorizado".

Eu espero bem que a esta primeira derrota de Sócrates, infligida pelos irlandeses, se sigam outras, mas desta vez às mãos dos próprios portugueses... da "raça portuguesa", para parafrasear o Presidente da República, que não tem feito outra coisa senão pactuar com Sócrates!

Etiquetas: , , , , , ,

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!