Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 2 de maio de 2005

Braga - 0 Sporting - 3

Emblema SCP


Antes de mais, esta foi uma vitória de Peseiro. Arriscou em retirar uma grande parte dos jogadores que têm sido titulares - Rochemback, Liedson, Barbosa, Douala - , não tinha disponíveis Rogério e Carlos Martins... e ganhou!

Depois, é uma "vitória" de Pinilla, que eu tenho elogiado algumas vezes, pois reconheço nele algumas qualidades importantes, como um bom domínio de bola, resistência e força nos contactos físicos, coragem no remate...
Ainda no rescaldo do jogo com a Académica escrevi que não o podia criticar, pese embora dois falhanços incríveis que teve, pois não tem jogado com muita regularidade e os índices de confiança são inversamente proporcionais aos índices de ansiedade.
Pinilla é novo... merece o apoio dos sportinguistas. Quem não se lembra da primeira época de Acosta em Portugal? :)

Esta vitória, que foi categórica e pragmática, ficou "ensombrada" por um lance polémico, quando o resultado ainda estava em 0-0. Tello puxou Wender, não sabemos com que intensidade, dentro na área do SCP e este caiu de bruços, com grande aparato, no momento em que já nem tinha a bola nem estava a ser agarrado. Para quem não viu o jogo, aviso já que não foi nada parecido ao lance de Ricardo Rocha sobre Moses, no jogo contra o Estoril... :)

O árbitro foi Pedro Henriques, conhecido por deixar jogar muito "à inglesa" (até já deixou Baía defender com as mãos fora da área), quase sempre não interferindo nos "lances divididos"... o que vinha fazendo desde o início do jogo, aliás. Tenho aqui criticado o critério dos árbitros, que varia muito dentro do próprio jogo... e quem me lê sabe que é verdade. Mas Pedro Henriques usou sempre o mesmo critério nesse tipo de contactos, tanto fora como dentro da área.
Quem me lia no site "Relvado", sabe como elogiei o árbitro do jogo "Chelsea vs Liverpool", por exemplo, e em que termos o fiz... e como tenho elogiado os árbitros que têm sido nomeados para os jogos do Sporting nos jogos europeus, ultimamente.

Tudo isto para dizer que o lance entre Tello e Wender era passível da marcação de grande penalidade (e com outro árbitro, por exemplo, Hélio Santos ou António Costa não tenho dúvidas que seria assinalado o penaltie)... e que aceitaria como boa a decisão se Pedro Henriques assinalasse a grande penalidade... assim como aceito que não a tivesse marcado, pelo exposto acima... mas Wender exagerou a sua queda e isso costuma dar "mau resultado" com este árbitro.
No final do jogo, Nunes cometeu falta sobre Pinilla, dentro da área arsenalista... num lance em este que já tinha ganho a dianteira ao defesa... e Pedro Henriques "mandou jogar". Coerente com tudo o que já tinha feito até então.

Este foi mais um jogo em que sorte e mérito se misturaram e acabaram por dar uma vitória tão robusta quanto inesperada ao Sporting que, deste modo, se mantém na corrida pela conquista do título nacional. Nada está ganho... mas também nada está perdido.

Pinilla (3 golos) e Tello (bom labor defensivo e duas assistências), bem como Paíto (bem a defender, afoito a atacar), mostraram a Peseiro que pode contar com eles.

Pinilla e Tello

Ricardo fez mais uma excelente exibição e ajudou a assegurar a vitória, tendo brilhado mais quando o resultado ainda era um empate a zero.
Miguel Garcia tentou "secar" um dos homens mais fortes do Braga - Wender - e saiu-se bastante bem, pois o bracarense raramente causou perigo.
Beto esteve regular e atento, com uma falha ou outra que não comprometeram.
Enak esteve muito "sólido" e eficaz, mas lesionou-se... o que se torna preocupante tendo em conta este terrível final de época.
João Moutinho continua a afirmar-se como um fantástico jogador, de extrema utilidade... e se digo "fantástico" é atendendo à sua idade.
Custódio dá consistência à equipa com o seu jogo regular e geométrico.
Hugo Viana não está em forma, falhou muitos passes, mas lutou e correu, ajudando a sua defesa.
Niculae tarda em mostrar o que já vi dele na sua 1.ª época em Portugal, mas neste jogo ajudou a desgastar a defesa bracarense.

O Sporting de Braga não produziu o bom futebol que costuma produzir... mas o Sporting também tem mérito nisso, através da pressão que exerceu e da circulação de bola que promoveu.

Confesso que não estava muito confiante para este jogo... nomeadamente depois de ter assistido aos jogos dos principais rivais e de ter visto tantos erros grosseiros de arbitragem... mas assim a vitória até foi mais saborosa!

Spooooooooooooorting!

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!