Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2005

Ano Internacional da Física

Este ano de 2005 é o Ano Internacional da Física.

Por esse motivo, estive ontem, com muitos outros colegas de diversas escolas, numa apresentação que decorreu na Casa da Cultura de Coimbra e que contou com a presença de Carlos Encarnação (Presidente da Câmara), José Manuel Silva (Director Regional da Educação do Centro), José Dias Urbano (Comissário Nacional para as comemorações do Ano Internacional da Física e também Presidente da Sociedade Portuguesa da Física) e Constância Providêncio, uma professora de Física que tem dedicado muito do seu tempo a "levar a Física" às escolas e que deliciou a plateia com uma série de pequenas experiências, com a ajuda de uma turma da EB 1 de Montes Claros!

Foi apresentada a "Caixa da Física", que contém lanternas, aquários, frascos, taças de plástico, termómetros, células solares, cronómetros, plasticina, kits de electricidade, luz e som, imanes e bússolas, entre outras coisas!

Qual a sua finalidade?

O grande objectivo é que os alunos possam começar a fazer experiências, a observar e a medir e comecem a "perceber porque é que as coisas são como são"!

O problema é que, num país em que se esbanja tanto dinheiro em coisas que nem chegamos a saber e muito menos a usufruir delas, não haverá uma "Caixa" por cada uma das 88 escolas do concelho, mas sim uma por cada um dos 9 Agrupamentos, o que vai implicar que se adopte um sistema de itinerância. Oxalá não se perca nada nas inúmeras viagens que as "Caixas" vão ter de fazer... :)

Para uma mais completa informação do que se passou, incluindo excertos das intervenções das "individualidades" supracitadas, recomendo a leitura deste artigo do diário "As Beiras".


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!