Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 12 de setembro de 2005

Primeiro Conselho Pedagógico

Acredito que alguns dos leitores que tenham passado ultimamente pelo "Mais do mesmo" estejam a ficar com a ideia de que transformei este blog num "dário dum professor", mas embora isso esteja a ser assim nos últimos dias, não é essa a minha intenção. Já expliquei que, ao falar de mim, estou a falar de muitos outros colegas que estão nas mesmas circunstâncias... e estou a tentar dar uma ideia, para todos aqueles que dizem que "os professores não fazem nada"... de que as coisas não são bem assim como insinuam ou afirmam!

Quando criei este blog escrevi, no primeiro post, que o fazia para ter "um meio privilegiado para manter o contacto com os muitos amigos que tenho espalhados pelo país... e que de vez em quando querem saber se ainda estou vivo!"

Isto continua a ser verdade, sei que é deste modo que alguns vão acompanhando "o seu amigo"... embora haja muitos leitores que, não me conhecendo de lado nenhum, também já querem saber "as últimas dum professor eleito para um cargo que não queria"... entre outras coisas, como as minhas análises ao mundo do futebol, mas isso - já sabem - é ali no "Campo Inclinado"! :)

Feito este intróito, o que se passou hoje?

Pois bem, houve reunião dos CDTT's, onde se fez a preparação da primeira reunião dos EE e se começou a pensar num documento comum para se fazer a avalição diagnóstica.

De tarde... o primeiro CP! Não vou dizer que ia "a tremer", mas é verdade que ia numa atitude de grande expectativa.
Para já, não houve um ambiente muito formal, como eu imaginava que acontecesse... o que me foi deixando um pouco à vontade.
A ordem de trabalhos contemplava 4 pontos, que foram sendo "despachados", uns mais rapidamente do que outros, mas, ainda assim, a reunião durou à volta de 3 h 30 min! Hoje a Raquel foi a pé (com a mãe) para casa... ah, pois foi! :/

Os professores ouviram-se, todos podiam intervir sobre (quase) todos os assuntos, houve necessidade de se proceder a algumas votações... e eu ainda "fui a tempo" de melindrar uma colega que "tem 33 anos de serviço", como ela fez questão de referir, com uma observação/comentário que fiz, quando se discutiam os critérios de escolha dos professores para as aulas de substituição e se discutia "o que fazer nessas aulas" (nos 2.º e 3.ºs Ciclos)!...

Pois é, "aprendi" que temos de escolher bem os termos que usamos... e temos de medir bem "o que dizemos", porque nem sempre é exactamente o mesmo do que "o que queríamos dizer"! :P

Querem saber o que é que eu disse? Está certo... eu sacio essa vossa curiosidade:
disse que, se eu fosse aluno "neste tempo", ia "odiar" estas aulas de substituição, porque eu "adorava" quando tinha um "furo" e podia ficar à conversa com os meus amigos... ou escolher livremente para onde ir e o que fazer (mesmo sem sair da escola). Também disse que os professores tinham de confiar na sua capacidade de improvisação, sem prejuízo de que haja actividades previamente preparadas, porque alguns estavam preocupados com a possibilidade de poderem "repetir actividades com esta ou aquela turma". Por fim acrescentei que me parecia que estavam a esquecer "o que quererão os alunos fazer nessas aulas"... sendo que essa deveria ser a sua primeira preocupação nas primeiras aulas, antes de preparem um manancial de actividades que depois se poderiam relevar não-coincidentes com os interesses dos alunos!...

Pois é... a referida colega "melindrou-se" com estas observações, principalmente com esta última. Tive pena... :)

Mas o que resultou, em termos práticos para mim, é que fiquei com mais uns "encargos", ou seja, passei a fazer parte de 3 "secções especializadas" do CP:

  • Comissão Especializada da Avaliação de Docentes
    (e já tenho 3 relatórios para ler... e relatar)

  • Acompanhamento do PAA

  • Acompanhamento do PE

    Agora façam lá o favor de dizer que os professores "não fazem nada"!
    (estou a lembrar-me concretamente dum certo leitor que vinha aqui escrever uns comentários, assinando como "Trolha"!)

    Etiquetas:

  • 11 Comments:

    • Ora bem... à Raquel faz-lhe bem andar a pé de vez em quando e ela até gosta de certeza portanto não fiques tão preocupado :)

      As aulas de substituição dão sempre origem a grandes polémicas. Na verdade não dá para comparar com o nosso (meu?) tempo pq os tempos mudam. Se por 1 lado acho benéfico por outro tb sou da tua opinião de deixá-los escolher. Mas não é tão linear assim.
      Para aceitares a ideia de "aulas de substituição" tenta pensar: os profs têm o direito de faltar; e os alunos têm o direito de ter aulas; logo se 1 prof falta o aluno não pode ser prejudicado. (claro que vais responder: tretas! e se calhar até tens razão :) )

      "tem 33 anos de serviço" conheço 1 afirmação compativel com essa muitas vezes: "tenho 1 burro muito velhinho que nunca conseguiu chegar a cavalo..."

      Tb temos 1 guião para a apreciação dos relatórios amanha ja o procuro tlv te ajude.
      Estranho teres ficado com 3 secções... há falta de gente nesse CP ou cada secção tem 1 multidão?

      E mais 1 vez te desejo boa sorte e ânimo que como vês tudo vai correndo bem :)

      (qd terminares vai ser 1 best seller e eu quero 1 autografado e com dedicatória eheh)

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, setembro 13, 2005 12:52:00 da manhã  

    • Desta vez, já te dou os parabéns e, ao mesmo tempo, desejo-te um bom trabalho. Fico com a ideia que estás a aprender a gostar desta tua nova faceta de prof com componente não lectiva alargaaaaada. Mas ,reza, para que esta tua estrelinha, ana, continue a brilhar.O apoio, o incentivo e alguma ajuda, porque não, são, agora, para ti muito importantes.

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, setembro 13, 2005 1:13:00 da manhã  

    • Ora bem, Ana... em relação à Raquel o problema será maior nos dias chuvosos e frios do Inverno!

      Quanto ao direito dos alunos terem aulas e não poderem ser prejudicados: não te vou dizer "tretas!", mas vou dizer-te que, pelo menos aqui, é ponto assente que não serão leccionadas matérias. Logo... nas aulas de substituição os alunos estarão a fazer debates, a ver filmes, a comentar uma notícia de jornal, a fazer algum trabalho que o professor tenha deixado previamente... etc.

      Quanto à tua frase... hehehe... fartei-me de rir. Obviamente, eu não me atreveria a dizer isso à colega! :P

      Quanto a eu ter ficado em 3 secções... o problema é que no ano passado o 1.º Ciclo tinha 5 elementos no CP e agora só tem 3. Logo, como o 1.º CEB tem de estar representado em todas elas, todos nós estamos em várias secções! Pode estar mal... mas é assim! :/

      Mais uma vez... obrigado por tudo! :)

      By Blogger NP66, at terça-feira, setembro 13, 2005 2:13:00 da tarde  

    • Obrigado, Isabel! Sim, estou a "aprender a gostar"... porque não tenho mesmo outro caminho! E vou precisar de todas as ajudas que puder ter! :)

      By Blogger NP66, at terça-feira, setembro 13, 2005 2:14:00 da tarde  

    • Este post é dirigido muito especialmente ao Nelson e à Isabel.

      Queria deixar bem claro que qq observação ou mesmo critica que faça aqui nunca tem como objectivo a depreciação do trabalho dos outros nem traz subjacente qq ideia de que o meu (nosso) seja melhor. O único objectivo é partilhar ideias, conhecimentos e experiências (não digo de qtos anos pq senão pegas na dica e chamas-me burra LOL Não te atrevias? pois olha... eu já!) que possam contribuir para melhorar o vosso (e nosso) trabalho ou simplesmente dar alguma "forcinha" (pq todos nós temos momentos de "pânico").

      Deixa-me dizer-te Isabel que estrelinhas somos todos e que se uma deixar de brilhar, estará cá outra, algures, para continuar.

      Nelson a resposta à questão "aulas de substituição": pois... era aí mesmo que eu queria bater. No conceito de aula, de ensino, de aprendizagem... mas como sei que nem preciso discutir esse assunto contigo... deixo para depois :)

      Já tenho separado o guião dos relatórios e 1 PCT de 1º ciclo mas só te mando amanhã pq os nossos servidores estiveram em baixo hoje.

      Se não tiver oportunidade de agradecer o apoio que muitas vezes vocês me deram, fica já aqui o meu obrigada.

      (A Raquel há-de sobreviver aos pingos de chuva e tu has-de sobreviver aos novos cargos **)

      By Anonymous Anónimo, at terça-feira, setembro 13, 2005 8:01:00 da tarde  

    • Há coisas que tu não precisas de dizer, Ana.

      E quem agradece sou eu... porque, como dizes, todos acabamos por precisar do apoio, das ideias uns dos outros, enfim... da partilha!

      Força! :)

      By Blogger NP66, at terça-feira, setembro 13, 2005 11:10:00 da tarde  

    • Olha Ana, estou, plenamente, de acordo contigo: outra estrelinha virá e que brilhará se esta se apagar; mas, no momento, é esta que nos dá luz...
      Tu mereces, Nelson ;-)

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, setembro 14, 2005 4:13:00 da tarde  

    • Nelson já seguiu a ficha que utilizamos como guião para elaboração e avaliação dos relatórios. É distribuida no inicio do ano lectivo a todos os profs.
      Mais uma vez... não é para servir de cópia pq não é o exemplo da "perfeiçao" é só 1 contributo para te ajudar e se por aí a melhorarem nós tb agradecemos.

      Estou a tentar enviar um PCT de 1º ciclo mas isto da-me erro não percebo pq :( fica calmo (para irritada já chego eu) nem que tenha de o ir levar a Coimbra mas eu hei-de fazê-lo lá chegar :)

      Esqueci 1 coisa Nelson, salvaguardando aquelas questões de identificação que te disse, todos esses documentos podem ser enviados a quem tu bem entenderes, a quem precisar, a quem sejam uteís. Ficam bem entregues :)
      Vê se há mais alguma coisa que te possa enviar ou ajudar pede entre hoje e amanha. O mesmo é válido para ti Isabel ou qq outro.

      By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, setembro 14, 2005 11:47:00 da tarde  

    • Ana: agradeço todas as ajudas, mas não te preocupes muito com o PCT, se não o conseguires enviar, porque a estrutura do nosso já foi aprovada e agora é só trabalhar nele! :)

      Quanto ao resto... qualquer elemento identificativo que possa existir eu apago-o logo, porque são as estruturas dos documentos que me (nos) interessam! :)

      Pois é, Carlos, é muito aborrecido se ainda não te atribuíram uma escola/turma! Eu, por exemplo, estou assoberbado de trabalho e bem que agradecia uma ajuda-extra! :)
      Mas oxalá não te coloquem num agrupamento para fazeres "aulas de substituição", como hoje me informaram que se vai fazer por aqui... pois, nos moldes em que as coisas estão a ser pensadas (tipo "tapa-buracos ambulante"), acho que não estão a dignificar a nossa carreira!

      Abraço

      By Blogger NP66, at quinta-feira, setembro 15, 2005 1:39:00 da tarde  

    • Ó Carlos... eu sei! :)

      By Blogger NP66, at sexta-feira, setembro 16, 2005 3:23:00 da tarde  

    • E, mesmo assim, ninguém dá valor o que cansa , um professor, não fazer nada!...

      By Anonymous Anónimo, at domingo, setembro 18, 2005 3:32:00 da tarde  

    Enviar um comentário

    << Home


     
    AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!