Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

segunda-feira, 5 de março de 2007

Autoridade?

Li em vários meios de comunicação social:

"A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu mais autoridade para os professores, escolas e conselhos executivos para combater a violência escolar e um quadro legal mais flexível e menos burocrático."

Sinceramente, li e não quis acreditar no que os meus olhos viam!

É preciso ter "lata", como se costuma dizer!

Será que esta Ministra já se esqueceu que tem sido ela a responsável pela condução de uma política que desautoriza sistematicamente os professores, que os culpabiliza por quase tudo o que parece estar errado no sistema educativo e que "incendeia" a opinião pública contra os professores, cada vez que se refere a eles?

Alguém se admira que haja um pai menos "bem formado" que entre por uma escola dentro para dar uma carga de porrada numa professora, quando esse mesmo pai acabou de ver/ouvir na TV e na rádio, a "campanha" que decorre contra a classe docente, classificada, grosso modo, como "essa gente que não faz nada, que só sabe faltar às aulas e que tem 3 meses de férias"?

Alguém se admira que haja violência nas escolas, contra professores e funcionários, quando se sabe, há largos anos, que são os próprios miúdos os primeiros a rirem-se e a dizerem, "à boca cheia", que "não [lhes] acontece nada"... que "os professores não podem fazer nada"... e que não precisam de se esforçar porque "passam na mesma"?

Os alunos sentem que a política do Ministério, se quer "abater" alguma coisa, não é o insucesso escolar real, os curricula desadequados ou a excessiva burocracia, mas sim os próprios professores, a sua carreira, os seus salários e os "direitos adquiridos" ao longo de décadas de luta... porque o "déficit" assim o obriga!

A autoridade tem sido tão sistematicamente tirada aos professores... que alguns pais/encarregados de educação se sentem no direito de incomodar ou mesmo ameaçar um professor só porque ele ousou levantar a voz "contra" o seu educando!

A autoridade tem sido tão sistematicamente tirada aos professores... que alguns pais/encarregados de educação se sentem no direito de incomodar ou mesmo ameaçar um professor só porque ele ousou considerar a hipótese de "chumbar" o seu educando por falta de empenhamento e aproveitamento!

Desengane-se a Sr.ª Ministra se pensa que a autoridade pode ser devolvida aos professores, à escola e aos conselhos executivos com a publicação de um simples Decreto-Lei!...

Eu, sem exagerar, afirmo que seria preciso mudar, de novo, quase tudo o que foi mudado nos últimos anos... mas o primeiro passo tem de ser este, por parte do Ministério: abandonar o Estatuto de Carreira Docente que quer impôr aos professores, deixar de lado a ideia de os dividir entre "de primeira" e "de segunda", por exemplo e começar a tratar os docentes como "pessoas de bem"!

Pode ser que, a seguir, muitos mais pais/encarregados de educação também o façam!

Etiquetas:

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!