Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

domingo, 15 de junho de 2008

Referendar até que a voz vos doa!

A notícia li-a no "Correio da Manhã":

«14 Junho 2008 - 11h40

Para resolver impasse criado com chumbo ao Tratado

Irlanda deve encontrar solução


O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu este sábado que deverá ser o Governo irlandês a encontrar “uma solução” para ultrapassar o problema criado pelo chumbo ao Tratado de Lisboa no referendo de quinta-feira.

“O Governo irlandês tem que propor uma solução para ultrapassar esta dificuldade, que seja aceite pelos outros 26 estados-membros. O Tratado de Lisboa é demasiado importante para a Europa e para os seus cidadãos para que possa ser colocado na gaveta”, afirmou o Chefe de Estado português, à margem da inauguração do pavilhão de Portugal na Expo 2008, em Saragoça, Espanha.

A Irlanda, obrigada pela Constituição a referendar o tratado europeu, chumbou o documento com 53,4 por cento dos votos. Dos 27 Estados membros da União Europeia (UE), 18 já ratificaram o Tratado, por via parlamentar, faltando apenas oito.

Apesar da passo atrás dado pelos irlandeses, Cavaco Silva espera que o problema seja resolvido na próxima quinta-feira, após a reunião do Conselho Europeu, e que permitirá à UE “ir para a frente” e abandonar “esta situação de impasse”.

O Presidente da República defendeu ainda que os Tratados internacionais nunca deviam ser sujeitos a referendo, pois muitas vezes a votação reflecte problemas internos.»


E comentei assim:

14 Junho 2008 - 16h39

Sr. Presidente: eu até diria que nem devia haver eleições para o Parlamento Europeu. Deviam ficar eternamente os que lá estão agora. É um aborrecimento darem a voz ao povo... a democracia é aborrecida... as eleições podem reflectir os problemas internos. E até se devia propor a expulsão da Irlanda da União Europeia. Enfim...


Entretanto, vão circulando notícias de que os restantes países da União Europeia vão "forçar" a Irlanda a fazer novo referendo, talvez com alguns ajustes no texto do Tratado, bem como algumas cedências específicas.

Nos últimos tempos não tenho seguido, de forma contínua, nenhuma novela brasileira ou portuguesa. Mas "esta" sou bem capaz de ir acompanhando... parece-me que vai ser divertida! :)

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!