Mais do mesmo

Mais do mesmo... mesmo do que é demais! Há 16 anos... maisdomesmo.np@gmail.com

terça-feira, 19 de abril de 2005

Futebolices

Porto - 2 Vitória de Setúbal - 1

Só vi a segunda parte do jogo.
Espero que na primeira, que não vi, os jogadores do Vitória tenham corrido, pelo menos para justificarem terem estado a ganhar, porque na maior parte da segunda, a que vi, aquilo esteve ao nível de um passeio de velhotes, num domingo à tarde! Displicentes, lentos, pouco afoitos no ataque, a fazerem um autêntico frete, como se tentarem ganhar este jogo não fizesse parte das suas obrigações e da sua dignidade profissional!
Quase nem reconheci o Vitória, deviam ter uma série de "lesionados e castigados"! Onde estava Sandro? E Jorginho? E Manuel José? Enfim... a serem "poupados"... e nem um minuto jogaram, para tentarem pelo menos o empate. Assim não consigo sentir "simpatia" por este clube... que já com a Académica fez um "chinfrim" por não terem conseguido a antecipação do jogo!

Por outro lado, gostei muito do golo do Quaresma, a passe magistral de Ibson... e a forma como ele festejou o golo! Sintomático, para mim, de que ele andava com "uma" encravada na garganta! E é pena... porque ele é um jogador bestial... que passa, muito por "besta"! A culpa é da paciência... ou da falta dela!

Pedro Emanuel, contra o Boavista, devia ter visto o plástico vermelho. Não viu!
Pedro Emanuel, contra o Setúbal, à entrada da área fez uma falta: era 2.º amarelo e consequente expulsão. Nada disso se passou!
Jorge Costa, numa entrada às pernas de José Rui, também só viu o plástico amarelo, quando se justificaria "a outra cor", segundo alguns relatos que li!

Depois, no meio disto tudo, lembro-me da expulsão do Liedson, contra o Marítimo, por pretensa simulação, que a TV provou que foi mesmo falta... e lembro-me da expulsão de Paíto, contra o Nacional, por duas faltas "de caca"... e lembro-me das expulsões nos túneis, presenciadas por um polícia e por meia dúzia de "gatos pingados", longe das câmaras da TV, sem que possamos tirar todas as dúvidas, POR NÓS PRÓPRIOS!

É por estas e outras que... pois.. e tal... o "sistema"... :/

Benfica - 1 União de Leiria - 1

O melhor jogador em campo foi Costinha! Defendeu quase tudo o que era para defender!
Isto diz muito do que foi o jogo: Benfica atacou muito, nem sempre bem... e a União de Leiria defendeu... muito e bem, considerando que Costinha também "conta" como defesa... e que até os avançados, pela "pressão" que exerceram, foram os primeiros "a defender"! Apenas teve uma falha... e o Benfica, ou melhor, Mantorras aproveitou, depois de um livre superiormente apontado por Simão!
Mas dizem alguns "especialistas" que o lance do qual resultou a marcação do livre de onde resultou o empate do Benfica foi mal assinalado, já que foi Karadas a cometer a primeira falta sobre João Paulo, que a seguir cometeu falta também. Mas era a 1.ª falta que devia ser assinalada! Adiante...

Os jogos do SLB parecem autênticas finais (não é,Petit?)... ninguém faz o frete... até porque a União de Leiria se começava a arriscar a cair perto da zona de despromoção... e eu, como adepto do Sporting e do futebol, agradeço que assim seja!

Mas houve outro facto relevante:
"Petit, de longe, projectou-se sobre o adversário (Fábio Felício). Atingiu-o com a perna direita nos tendões e, com o pé esquerdo, varreu o adversário. O cartão vermelho foi, indevidamente, substituído por um amarelo.

E eu a lembrar-me da expulsão de Liedson... e das expulsões de... pois... já falei disso, não foi? :/

O incrível é que Petit vai acabar o campeonato com menos plásticos amarelos vistos do que alguns guarda-redes do nosso campeonato... que são muitas vezes sancionados por "perdas de tempo"! Triste futebol o nosso!...

Moreirense - 1 Sporting - 3

A exibição do Sporting melhorou bastante em relação às últimas a que assisti para a SuperLiga, o que indicia que estão todos compenetrados e cientes do que há a fazer, mas sem que se possa dizer que tenha sido uma grande exibição. O Sporting tentou gerir cedo a bola e o resultado, mas sofreu o golo do empate, na marcação duma falta, num centro para a frente da baliza onde se acumulavam muitos jogadores e em que Ricardo deixou passar a bola por entre as pernas, não tendo eu a certeza se aquilo foi um "frango" ou uma "bola complicada de defender", já que a bola pode ter sido tocada por Orlando, salvo erro. Seja como for, o Sporting reagiu muito bem, acelerou um pouco o seu jogo e fez, depois, mais dois golos. Depois aguentou bem o "assalto" final do Moreirense!

Não vou fazer destaques individuais, precisamente por isso, pois este Sporting actuou muito bem como equipa, foram solidários, mesmo em relação a quem eventualmente teve alguns lapsos, como Ricardo.

Queria fazer apenas uma chamada de atenção a quem tanto apontou o dedo ao golo anulado ao Beira Mar, no jogo contra o Sporting.
Poucos minutos depois de Douala ter feito o 1.º golo, houve um lance em que foi assinalado INDEVIDAMENTE fora de jogo ao mesmo Douala, quando ele ficava em posição privilegiada para fazer o 2.º golo. Podia falhar, eu sei... mas não é isso que interessa aqui neste caso.
O que quero dizer é que são lances difíceis de ajuizar, pelo que peço a quem tanto atacou a equipa de arbitragem desse jogo, dizendo que deram a vitória ao Sporting, desta vez não sejam tão cáusticos, porque parece que, afinal, esses erros acontecem mesmo com certa facilidade... e até contra o Sporting. Imagine-se! E o Douala até nem estava em linha, estava pelo menos 1 metro em jogo. Ah, pois é!

Outra nota, até atendendo ao que mencionei em relação aos outros jogos aqui comentados neste post:
houve um lance em que Rui Jorge levou uma cacetada de Manoel no pescoço e que poderia ter-lhe causado grandes problemas. Curiosamente, nem falta foi assinalada.... e muito menos o Manoel foi sancionado disciplinarmente!
Curiosamente também, já li que muita gente considera que o Moreirense é que foi prejudicado porque, já na parte final do jogo, Miguel Garcia teve uma entrada intempestiva sobre um adversário, num lance a meio-campo e APENAS viu o plástico amarelo, tal como, afinal, já tinha acontecido noutros jogos com Petit e Pedro Emanuel, quando devia ter visto o plástico vermelho.
Mas diz-se que o Sporting é que foi beneficiado e o Moreirense prejudicado, apesar dos já citados casos do fora de jogo a Douala e o tal lance do Manoel!
"Siga para bingo"... como diria o outro!

Campeonato ao rubro... e ainda bem!

Saudações leoninas

Etiquetas:


 
AJUDE-ME, CLICANDO NOS BANNERS!... OBRIGADO! AGRADEÇO A SUA PASSAGEM POR ESTE BLOGUE!