Ouvi hoje no Telejornal que o Governo pretende que os pais e/ou encarregados de educação passem a ter competências no processo de avaliação dos professores!
Primeiro abri a boca, de espanto... depois engoli em seco e finalmente ri-me e fiquei a pensar na expressão que o colega Paulo usou ontem:
"estamos a assistir ao começo do fim da Educação, como a conhecemos"!
Concordo ou discordo desta medida?
Bem... não é fácil responder com um simples "sim" ou "não", até porque quase nada sei da forma como isso ocorrerá! Concordo que os professores devem ser avaliados, o processo actual deve sofrer alterações... mas, de certo modo, os pais sempre fizeram uma "avaliação contínua" aos professores: reuniões, horas de atendimento, caderneta escolar, encontros informais, etc...
Este processo, útil e frutífero quase sempre, por vezes não é fácil nem pacífico... até porque os pais já têm poderes no processo de avaliação dos alunos, o que, por vezes, é muito complicado de gerir. Pelos vistos... agora passam a poder avaliar também os professores! Adiante...
Não posso deixar de me lembrar, neste momento, de um "novo fenómeno" em expansão, que é aquele que alguns pais já adoptam:
"em caso de problema com o professor, não percas tempo a falar com ele: vai-te queixar ao Conselho Executivo"!
Já aconteceu comigo... já aconteceu com outros colegas que conheço... e ainda ontem ouvi, da boca de um colega, mais histórias deste género!
Todos nós também já ouvimos aqueles relatos de agressão aos professores, certo? Agora acho que esse fenómeno de violência vai ter um decréscimo acentuado:
- Olha lá, vamos partir o focinho àquele cabrão do professor?
- Não, não vale a pena: lixamos o filho da puta na avaliação!Entretanto e no seguimento desta novidade, estou à espera de notícias deste género:
os doentes passam a fazer parte do processo de avaliação dos médicos e enfermeiros
os atletas de qualquer desporto passam a fazer parte do processo da avaliação dos árbitros e treinadores
os reclusos passam a fazer parte do processo de avaliação de polícias, juízes, advogados e guardas prisionais
os incendiários passam a fazer parte do processo de avaliação dos bommbeiros...
Enfim... este Governo não pára de me surpreender!...Etiquetas: Educação/Escola/Política educativa